Notícias
No sertão de Pernambuco, ministro se reúne com trade para desenvolver turismo na região do Rio São Francisco
Ministro cumpriu agenda no sertão de Pernambuco. Crédito: Roberto Castro/MTur
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, cumpriu agenda de trabalho neste sábado (07.08) em Petrolândia e Tacaratu (PE). Durante as atividades, a equipe do Ministério do Turismo fez, a bordo de um catamarã, uma visita técnica ao Lago de Itaparica, na Hidrelétrica Luiz Gonzaga, pelas águas do Rio São Francisco. Depois, esteve na Ilha do Rarrá, um destino que tem muito potencial para atrair turistas no pós-pandemia. As visitações fazem parte de uma estratégia do governo federal, da Embratur e da Codevasf para estruturar e desenvolver o turismo na região.
Em Petrolândia, Machado Neto, ao lado do prefeito Fabiano Marques, participou de encontro com representantes dos setores de turismo e da cultura. Para o ministro, os municípios da região têm grande capacidade de desenvolver o turismo e gerar grandes avanços para a economia. “As cidades possuem enorme potencial turístico, mas precisam de infraestrutura, principalmente, em conectividade, tanto em telefonia e internet como em melhoria nos acessos por meios de transporte”, disse. “Toda essa beleza precisa ser conhecida pelo mundo”, acrescentou Machado Neto.
Em seguida, realizando percurso no Rio São Francisco em uma embarcação, o ministro conheceu a Igreja Submersa da Velha Petrôlandia, que é formada pelas ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A edificação teve a sua proposta de tombamento aceita pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
O ministro também visitou a Ilha de Rarrá. Situada no município de Glória (BA), é considerada um oásis no meio do sertão e um destino propício para a prática de atividades esportivas e turísticas. A Ilha, no meio do Velho Chico, é repleta de dunas de areias brancas e dispõe de restaurante com uma culinária típica e variada.
TACARATU - Em Tacaratu, o ministro do Turismo, acompanhado pelo prefeito Washington Angelo, visitou o Santuário de Nossa Senhora da Saúde, uma referência para o turismo religioso na região. “O Brasil tem vários tipos de belezas e nossa missão é, dia após dia, ouvir demandas, levar infraestrutura para as cidades e divulgar essas maravilhas para o mundo”, afirmou o ministro.
Por Rafael Brais
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo