Notícias
AGENDA
No Dia Mundial do Turismo, ministro Carlos Brito visita importantes atrativos do Amazonas
Ministro Carlos Brito cumpre agendas em Manaus (AM). Crédito: Roberto Castro/MTur
O ministro do Turismo, Carlos Brito, cumpriu nesta terça-feira (27.09), Dia Mundial do Turismo, uma extensa agenda em Manaus (AM). Durante sua passagem pela cidade, Brito se reuniu com o trade turístico e turismólogos da capital amazonense e visitou o primeiro barco-hotel credenciado pelo Ministério do Turismo no Cadastur. Além disso, o ministro conheceu a Aldeia Tuyuka e visitou importantes atrativos turísticos do estado, como o Teatro Amazonas e o Centro de Convenções Vasco Vasques, o maior da região Norte.
Pela manhã, durante encontro com o trade, Carlos Brito destacou os avanços que o turismo vem conquistado neste ano no país, como o faturamento de R$ 94 bilhões no primeiro semestre de 2022 - número 33% superior ao registrado no mesmo período de 2021. O ministro também apontou investimentos que a hotelaria realizará no Brasil, com a construção de 124 novos hotéis. Juntas, frisou Brito, as unidades vão injetar R$ 5,3 bilhões na economia nacional, impactando a geração de emprego e renda à população.
Ainda na agenda, o ministro do Turismo ressaltou o crescimento global do setor no país. Brito destacou que o Índice de Atividades Turísticas (IBGE) registrou alta de cerca de 42% de janeiro a julho deste ano frente a igual período de 2021. O ministro também enfatizou a geração de empregos que o turismo proporcionou, com a criação de quase metade das 278 mil vagas abertas em junho no Brasil, além do avanço do segmento aéreo, com o embarque de 45,6 milhões de pessoas nos sete primeiros meses do ano.
O ministro do Turismo também destacou a expectativa de números ainda mais positivos na próxima temporada de verão, com o aumento da quantidade de profissionais que atuam no setor e de viajantes circulando pelo país. Durante a passagem por Manaus, Carlos Brito conheceu, ainda, a tribo indígena Tuyuka, onde acompanhou apresentações culturais, e assistiu a um ensaio cultural no Teatro Amazonas, um dos mais antigos do Brasil.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo