Notícias
SEMINÁRIO
MTur promove I Seminário de Mobilidade e Conectividade Turística
O Ministério do Turismo realiza na próxima quinta-feira (17.03) o I Seminário de Mobilidade e Conectividade Turística. Fruto de uma parceria com o Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC), o evento tem por objetivo apresentar o diagnóstico da infraestrutura de transportes de 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil, distribuídas em 158 municípios, contempladas no programa Investe Turismo.
O mapeamento abordou os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo de cada rota, o que possibilitará o planejamento de melhores condições ao transporte turístico de passageiros, como explica o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
“O resultado desse estudo é essencial para nos ajudar a desenvolver o transporte turístico no Brasil. A partir da identificação de potenciais e gargalos dos modais, podermos focar esforços e investimentos para realizar melhorias nas condições de circulação dessas 30 rotas turísticas”, ressaltou o ministro.
O seminário será transmitido ao vivo, a partir das 9h da próxima quinta-feira (17.03), no canal do Ministério do Turismo no Youtube. Durante o evento virtual será disponibilizado um formulário que dará direito a emissão de um certificado de participação. Clique AQUI e confira a programação completa.
A secretária nacional de Atração de Investimentos Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, ressalta que o diagnóstico é um dos produtos previstos no Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o MTur e o LabTrans. “A ideia é construir um planejamento integrado das condições de locomoção dos turistas no país, provendo infraestrutura e informações adequadas, bem como conforto, segurança e viabilidade aos deslocamentos”, comentou.
Participam também do seminário representantes dos ministérios da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional; Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur); Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia (SEPPI/ME); Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).
O evento conta ainda com o apoio da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR); da Confederação Nacional de Municípios (CNM); e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).