Notícias
INSTITUCIONAL
MTur participa de reunião sobre desenvolvimento da Costa Verde fluminense
Ministro interino Marcos Pereira (primeiro à direita) participa de evento sobre a Costa Verde do Rio de Janeiro. Crédito: André Cyriaco/Sebrae
Estratégias voltadas à ampliação do turismo no litoral sul fluminense foram o foco do evento “Desenvolvimento da Costa Verde do Rio de Janeiro”, promovido nesta segunda-feira (06.06), em Angra dos Reis (RJ), pelo Sebrae Nacional. No encontro, que contou com a presença do ministro interino do Turismo, Marcos José Pereira, houve a discussão de temas como qualificação, inclusão produtiva, infraestrutura, investimentos, promoção, marketing e parcerias.
O ministro Marcos Pereira destacou medidas adotadas durante o governo Jair Bolsonaro no sentido de reforçar o turismo na região que, além de Angra dos Reis, engloba cidades como Paraty e Mangaratiba. Pereira citou, por exemplo, o Projeto Orla, organizado em conjunto com outros órgãos federais. A iniciativa busca aprimorar o uso de espaços litorâneos sob domínio da União, a partir da ampla mobilização das três esferas de governo e da sociedade civil.
Marcos Pereira também elencou ações para incrementar o turismo náutico, atividade que tem na Costa Verde do Rio de Janeiro um dos maiores expoentes do Brasil. O ministro lembrou que, em março deste ano, o MTur lançou um grande pacote de medidas para promover e estruturar o segmento, incluindo iniciativas como isenção de tributos sobre a compra de veleiros e jet skis e melhorias na infraestrutura náutica. (Saiba mais AQUI)
O ministro interino do Turismo ressaltou esforços pelo crescente aproveitamento do potencial turístico local. “Nossas ações procuram consolidar a Costa Verde como grande ícone do turismo e, assim, reforçar a atração de visitantes e investimentos. Reitero nossa disposição de manter permanente diálogo com o Governo do Estado do Rio e prefeituras da Costa Verde para ouvir demandas, discutir soluções e adotar providências em conjunto”, enfatizou Marcos Pereira.
Pereira apontou, ainda, que, juntamente com outras nove cidades de todas as regiões do país, Angra integra um projeto-piloto do MTur para a criação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O ministro acrescentou que o órgão promove o reconhecimento de Paraty como Cidade Criativa na Gastronomia pela Unesco. A cidade é uma das estrelas da websérie “Rotas Criativas do Brasil”, disponível no perfil do MTur no YouTube (Confira AQUI)
O evento desta segunda também reuniu o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Fábio Pinheiro; o senador Flávio Bolsonaro; o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick; o diretor-superintendente do Sebrae-RJ, Antônio Melo Alvarenga Neto; a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira; e o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, além de outros prefeitos da região, parlamentares, representantes do Governo do Rio e da iniciativa privada.
COSTA VERDE - Formada por Angra, Paraty, Mangaratiba, Itaguaí e Rio Claro, a Costa Verde engloba cenários marcados pelo encontro entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico. Sua paisagem, com diversas praias de águas verdes e ilhas - ideais para esportes aquáticos - é emoldurada por paredões de Mata Atlântica. Em 2019, Ilha Grande, em Angra, e Paraty receberam da Unesco o título de primeiro Patrimônio Mundial na categoria sítio misto (cultural e natural) do Brasil.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo