Notícias
EVENTOS
MTur participa da feira de inovação Gramado Summit, no Rio Grande do Sul
Estande do Ministério do Turismo na Gramado Summit 2022. Crédito: Gustavo Cabral/MTur
A apresentação de soluções tecnológicas para startups de turismo foi o foco da participação do Ministério do Turismo na 5ª edição da Gramado Summit, um dos maiores eventos de inovação no país. Durante a feira, iniciada no último dia 6 de abril e que termina nesta sexta-feira (08.04), no Rio Grande do Sul, um estande do órgão expôs ferramentas digitais disponibilizadas pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), vinculado ao Ministério da Economia.
A Gramado Summit, que neste ano reuniu 200 expositores e mais de 140 palestrantes, abordou assuntos a exemplo de comunicação, marketing, branding, vendas, finanças, investimentos e empreendedorismo. Reconhecido como “o maior brainstorming da América Latina”, o encontro, que conta com patrocínio do MTur, proporciona a troca de conhecimentos e experiências, além de fomentar novos negócios e impulsionar a economia.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, destaca os esforços do Governo Federal para estimular a transformação digital do setor. “Estamos desenvolvendo, por exemplo, um projeto-piloto de Destinos Turísticos Inteligentes, que engloba 10 cidades de todas as regiões do país. Com o novo perfil do turismo pós-pandemia, mais focado em soluções tecnológicas, temos o compromisso de oferecer soluções que favoreçam a retomada do setor”, ressalta.
No estande do MTur, a partir da realização de estudos prévios de mercado, representantes do Serpro exibiram sugestões de produtos que aumentam a eficiência e a segurança de serviços da cadeia produtiva do turismo. Um deles, o Datavalid, proporciona consultas a bases oficiais de dados para validar informações cadastrais, a partir do cruzamento de digitais ou fotos com documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O gerente da Divisão de Parcerias para o Mercado do Serpro, Carlos Alexandria, aponta esforços no sentido de favorecer a inovação no turismo. “A nossa estratégia é alavancar inovações tecnológicas nesse mercado. O Serpro, junto com o Ministério do Turismo, pode ser uma grande plataforma de informações que vai ajudar as empresas a ofertarem melhores soluções, soluções mais fiéis em relação ao que acontece no mundo real”, comenta.
INOVAÇÃO - Inédito no país, o projeto-piloto de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) do MTur fomenta a transformação de localidades turísticas em espaços inovadores. Participam da ação duas cidades representando cada uma das cinco regiões do país: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste).
A fim de promover o desenvolvimento de DTIs, o MTur firmou parceria com o instituto argentino Ciudades del Futuro (ICF) e a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha, instituições pioneiras no segmento. A colaboração prevê ações como o acompanhamento da adoção de soluções relacionadas à eficiência da governança e à correta utilização de recursos públicos.
Outra providência na área foi a criação da Câmara de Turismo 4.0. O grupo, fruto de acordo de cooperação entre MTur e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, busca mapear gargalos à adoção de tecnologias e auxiliar no compartilhamento de informações. As metas incluem, ainda, impulsionar soluções e incentivar a criação de startups, além de monitorar iniciativas relacionadas ao respeito às normas de acessibilidade e aos princípios de sustentabilidade.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo