Notícias
GEOTURISMO
MTur marca presença no 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco
Créditos: Mazilton Galvão e Humberto Sales
O Ministério do Turismo marcou presença no 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa – Desenvolvimento Territorial Sustentável, nos dias 25 e 26 de junho, que acontece na cidade de Currais Novos (RN). O local abriga um dos primeiros Geoparque do Brasil, o Seridó. Além do MTur, o evento conta com a presença da governadora do estado, Fátima Bezerra, representantes dos 12 Geoparques da Língua Portuguesa (Brasil e Portugal), da Embratur, além do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e de parlamentares do estado.
A Diretora de Planejamento e Inteligência, Inovação e Competitividade do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt, participou da abertura nesta terça-feira (25.06) e falou sobre a importância da participação do MTur no apoio à candidatura dos Geoparques no Brasil.
“Até 2022, o Brasil só tinha um Geoparque selecionado pela Unesco. De lá para cá, a nossa atuação junto aos candidatos contribuiu para mais cinco novas chancelas no país. Para isso, estamos desenvolvendo trabalhos junto a esses locais, assim como materiais para ajudar nessas candidaturas, bem como na estruturação de produtos turísticos e tudo que é preciso para termos esse reconhecimento da UNESCO no Brasil”, afirmou.
O MTur também esteve presente, nesta quarta-feira (26.06), na mesa redonda “Políticas Públicas e Promoção Turística de Geoparques para incremento do fluxo turístico”, com o Coordenador de Desenvolvimento e Apoio à Comercialização de Produtos e Experiências, Ronald Neri.
“Os Geoparques representam um produto estratégico para nós e o MTur está comprometido com o crescimento do geoturismo no Brasil e a valorização de nosso geopatrimônio”, afirmou.
O evento contará, ainda, com uma visita técnica do Ministério do Turismo a Geossítios locais na quinta-feira (27.06).
GEOPARQUE SERIDÓ - Em abril de 2022, o Seridó Geoparque Mundial recebeu o reconhecimento pela Unesco, passando a integrar oficialmente o Programa Internacional de Geociências e Geoparques. O território abrange uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados, ocupando territórios em seis municípios do Seridó: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. Este reconhecimento ressalta a importância do Geoparque Seridó como um modelo de desenvolvimento sustentável, integrando a conservação do patrimônio geológico com a promoção do turismo e o desenvolvimento econômico local.
GEOPARQUES NO BRASIL - A UNESCO designou os geoparques Seridó e Caminhos dos Cânions do Sul como Geoparques Mundiais da UNESCO em 2022. O geoparque Araripe foi o primeiro a ser designado pela UNESCO em 2006. Em 2023, os geoparques de Caçapava e Quarta Colônia também foram designados pela UNESCO como Geoparques Mundiais. Já em 2024 chegou a vez de Uberaba receber a designação.
Os Geoparques Mundiais da UNESCO (UNESCO Global Geoparks - GGN) são áreas geográficas únicas e unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem ascendente combina a conservação com desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, envolve as comunidades locais, tornando o conceito cada vez mais popular.
Por Cláudia Bispo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo