Notícias
MTur incentiva investimentos do Qatar no turismo nacional
Por André Martins
A atração de investimentos foi o principal assunto de reunião realizada nesta segunda-feira (16), em Brasília, entre o secretário nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo, José Antônio Parente, e o embaixador do Qatar no país, Mohammed Al-Hayki.
O representante estrangeiro destacou o interesse de empresários daquele país em conhecer oportunidades de negócios ligados ao turismo no Brasil, principalmente nos segmentos de hotelaria de luxo e parques temáticos, com foco no visitante internacional de alto poder aquisitivo.
A convite do embaixador, uma delegação organizada pelo MTur vai participar em novembro, no Qatar, de um encontro entre empresários locais e brasileiros promovido pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
O secretário José Antônio Parente comemora a chance de ampliar a participação estrangeira no segmento. “É uma abertura de portas a novos mercados. O Catar aposta fortemente na expansão do comércio exterior, de forma que possamos ampliar os negócios no Brasil e também atrair turistas para o nosso país”, observa.
Empresários do Qatar manifestam especial atenção a empreendimentos em Foz do Iguaçu (PR), no Pantanal e no Nordeste. Também participaram do encontro o diretor do Departamento de Ordenamento Turístico do MTur, Rogério Cóser, e o coordenador-geral de Atração de Investimentos da Pasta, Rodrigo Marques.
VITRINE INTERNACIONAL - O MTur participa de vários eventos no exterior com vistas à apresentação de oportunidades de investimento. Em março, representantes do órgão promoveram uma rodada de encontros com investidores estrangeiros durante o MIPIM (Marché International des Professionnels de l’Immobilier, em francês), uma das maiores feiras mundiais do setor imobiliário.
No mesmo mês, durante um encontro na Embaixada do Brasil em Roma , na Itália, o secretário-executivo da Pasta, Alberto Alves, se reuniu com empresários locais, que declararam interesse por possíveis projetos nos setores hoteleiro e de cruzeiros náuticos.
Técnicos do órgão também apresentaram oportunidades a investidores durante a 20ª edição do Fórum Internacional de Investimentos em Hotéis (IHIF, na sigla em inglês), também em março. O encontro, realizado na capital alemã Berlim, reuniu mais de dois mil empresários de 70 países.