Notícias
ESTATÍSTICAS
MTur e IBGE iniciam webinário sobre implantação da Conta Satélite de Turismo
Webinário debate os desafios da implantação da Conta Satélite de Turismo no Brasil. Crédito: Reprodução internet
Teve início nesta terça-feira (21.09) o webinário “O Turismo Conta”, que debate os desafios da implantação da Conta Satélite de Turismo no país. Promovido pelo Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o evento, com transmissões até o dia 23.09 por meio do canal do MTur no YouTube, debate a importância da ferramenta à avaliação da economia do setor e a sua aplicação em ações e programas do ramo. (Acompanhe aqui)
As contas satélites constituem instrumentos de mensuração de uma atividade específica, representando um importante fator de obtenção de informações estatísticas que revelam o seu potencial e a relação com os demais segmentos. Em um vídeo transmitido na abertura do webinário, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou o empenho do governo federal no sentido de reforçar o papel do setor no desenvolvimento econômico nacional.
“Este é o primeiro governo a entender o turismo como atividade econômica relevante para a geração de riquezas no país e a colocar o tema na agenda econômica, trabalhando para solucionar entraves. A parceria com o IBGE para o levantamento de dados se configura como uma ferramenta fundamental. Não apenas no momento de recuperação, como também no pós-pandemia”, frisou o ministro, citando esforços federais para socorrer o setor na pandemia.
As contas satélites permitem entender melhor um ramo produtivo em relação a outros países que fazem tal análise. O secretário executivo do MTur, Daniel Nepomuceno, que acompanhou o início do webinário, celebrou avanços no processo. “O trabalho que será apresentado pelo IBGE e pelo Ministério do Turismo vai trazer segurança jurídica e econômica, podendo provar que aquilo pelo que trabalhamos tem resultado econômico imediato”, observou.
Outros benefícios das contas satélites são a promoção de estudos e debates a respeito de políticas públicas. Também presente na abertura do evento, o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, destacou esforços pela adequada coleta de dados. “A tendência na contabilidade nacional é o desenvolvimento de contas satélites, que depuram a qualidade das contas nacionais. Então, estamos comprometidos com isso, e esse seminário é um passo importante”, declarou.
O início do webinário contou, ainda, com a participação da subsecretária de Gestão Estratégica do MTur. Luana Boldori enfatizou a importância da Conta Satélite para a definição de ações. “Nós, que trabalhamos com turismo, sabemos que definir uma estratégia adequada e, acima de tudo, sua correta implementação é fundamental. A Conta Satélite é um objetivo de todos, para que tenhamos mais uma ferramenta para a gestão de políticas públicas eficientes”, afirmou.
O IBGE já coleta estatísticas de turismo em consultas como a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), a Pesquisa de Serviços de Hospedagem e o Módulo Turismo 2019 da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Porém, a implantação da Conta Satélite possibilitaria uma visão mais macroeconômica do setor. A ideia é que o IBGE desenvolva uma metodologia própria, com base no manual das Nações Unidas para contas satélites.
DEBATES - Após a abertura, especialistas participaram do painel “O desafio brasileiro no processo de implantação da Conta Satélite de Turismo”. Carlos Henrique Cabral, da Diretoria de Pesquisas do IBGE, expôs o histórico das estatísticas nacionais de turismo e apontou requisitos à Conta Satélite. Cristiano Martins, da Área de Bens e Serviços do Sistema de Contas Nacionais do IBGE, por sua vez, abordou o funcionamento da ferramenta, já aplicada em áreas como saúde.
O painel também teve a presença de João Evangelista Monteiro, professor de Economia do Turismo e diretor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). O acadêmico citou benefícios da Conta Satélite a análises mais detalhadas do setor, a exemplo do que ocorre em países como Austrália, Canadá, Espanha e Nova Zelândia, além de ressaltar a importância de arranjos interinstitucionais para a adoção da ferramenta.
Também participaram da transmissão online desta terça-feira o coordenador-geral de Dados e Informações do Ministério do Turismo, Elton Medeiros, que mediou o webinário; a responsável pela Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNAD Contínua), Flávia Vinhais, e a coordenadora do Sistema de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis. Clique aqui para assistir ou rever o primeiro dia do evento.
PROGRAMAÇÃO - Nesta quarta-feira (22.09), às 15h, a agenda do evento inclui o painel “A importância das parcerias institucionais para a construção da Conta Satélite de Turismo”, com as presenças de representantes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR).
Já na quinta-feira (23.09), também a partir das 15h, o painel “Experiências internacionais e o caminho brasileiro” contará com a participação de especialistas do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI) do México e do Departamento de Contas Nacionais do Instituto Nacional de Estatística de Portugal, órgão responsável pela elaboração da Conta Satélite de turismo daquele país.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo