Notícias
TURISMO RURAL
MTur e Braztoa realizam encontro entre representantes de roteiros do projeto Experiências do Brasil Rural
Participaram do encontro virtual representantes tanto da primeira quanto da segunda edição do Experiências do Brasil Rural. Crédito: divulgação
Representantes de 14 roteiros turísticos tiveram a oportunidade, nesta quarta-feira (14.12) de participar de um encontro realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), que uniram forças para conectar produtos e serviços turísticos das Experiências do Brasil Rural às operadoras de turismo que buscam diversidade e produtos para integrarem suas vitrines de oferta.
Além dos representantes dos roteiros, o encontro, que aconteceu de forma virtual, contou com a participação de representantes do MTur, da BRAZTOA, da BWT Operadora, da Pomptur Turismo, e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além de servir como vitrine de oferta, o evento foi momento, também, de troca de experiências e de uma verdadeira aula para os participantes, pois os palestrantes abordaram temas voltados ao mercado turístico atual, público no turismo, estratégias de divulgação e venda, novos destinos, desafios, oportunidades, alinhamento de expectativas, entre outros assuntos. Os participantes também receberam um material com dicas para tornar seus produtos e serviços em uma experiência.
“O encontro entre os representantes dos roteiros do projeto Experiências do Brasil Rural e os especialistas no setor, bem como as operadoras de turismo, é de vital importância para que eles, agora, possam trilhar caminhos de sucesso tanto na divulgação, quanto na promoção de seus atrativos e produtos associados. Essa troca ajuda a ampliar a visão do mercado e estruturar ainda mais esses roteiros, fazendo com que o turismo, que é uma atividade transversal, possa ganhar mais visibilidade no meio rural e principalmente nos destinos que foram validados e que agora estão prontos para receber nossos turistas”, destaca o ministro do Turismo, Carlos Brito.
Participaram do encontro virtual representantes tanto da primeira quanto da segunda edição do Experiências do Brasil Rural, uma iniciativa do MTur em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com a UFF. O objetivo é impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, diversificando a oferta turística por meio da inserção desses produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico.
“Encerramos 2022 com mais uma parceria de sucesso com o MTur, que esteve ao lado da BRAZTOA em diversos momentos do ano. Agradecemos as portas abertas para entender e viabilizar os pleitos do nosso setor, além da atuação em importantes ações e eventos em prol do sucesso do Turismo", ressalta Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
Nedelciu destaca ainda a satisfação em poder contribuir com o desenvolvimento do turismo rural no país. "Ficamos muito felizes em usar nossa expertise como especialistas nesse treinamento virtual para os roteiros integrantes do projeto, transmitindo conhecimento a respeito do acesso ao mercado e sobre como seus produtos podem chegar à vitrine das operadoras de turismo", finalizou.
PRIMEIRA EDIÇÃO - Realizada em 2021, as rotas contempladas traziam produtos como queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia. Oito roteiros foram validados por técnicos do MTur e da UFF e passaram a integrar o projeto. São eles:
- Rota Amazônia Atlântica (PA)
Cadeia produtiva: frutos da Amazônia
- Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores (BA)
Cadeia produtiva: queijo e frutos da Amazônia
- Caminhos do Campo (SC)
Cadeia produtiva: queijo, vinho e cerveja
- Ferradura dos Vinhedos (RS)
Cadeia produtiva: queijo e vinho
- Roteiro Farroupilha Colonial (RS)
Cadeia produtiva: vinho
- Agroturismo (ES)
Cadeia produtiva: queijo, vinho e cerveja
- Rota do Queijo Terroir Vertentes (MG)
Cadeia produtiva: queijo
- Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira (MG)
Cadeia produtiva: queijo e cerveja
SEGUNDA EDIÇÃO - Neste ano, o projeto contou com outras seis rotas contempladas. Desta vez, os produtos trabalhados foram a cachaça, o mel, o café e a farinha de mandioca. Seis roteiros foram visitados pelos técnicos para receberem validação. São eles:
- Caminhos de Dona Francisca - Joinville (SC)
Cadeia produtiva: cachaça, mel
- Rota Turística do Café - Serra Negra (SP)
Cadeia produtiva: cachaça, café, mel
- Roteiro do Café e do Vinho - Espírito Santo do Pinhal (SP)
Cadeia produtiva: café, mel
- Rota do Engenho - Indiaroba e Santa Luzia Itanhy (SE)
Cadeia produtiva: cachaça
- Rota Verde do Café - Guaramiranga e Mulungu (CE)
Cadeia produtiva: café, farinha de mandioca
- Rota Caminhos da Serra de Itabaiana - Itabaiana (SE)
Cadeia produtiva: farinha de mandioca
Após a validação, os roteiros selecionados passam a contar com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços com o objetivo de promover o turismo em áreas rurais do país.
Leia também:
Ministérios do Turismo e da Agricultura finalizam seleção dos 8 roteiros do Projeto Experiências do Brasil Rural
Ministério do Turismo cria Rede Brasileira de Cidades Criativas
Por Nayara Oliveira
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo