Notícias
PRT+INTEGRADO
MTur dá continuidade a reuniões de interlocutores do Programa de Regionalização
Dando continuidade à série de reuniões no âmbito do PRT+Integrado, o Ministério do Turismo reuniu, nesta quinta-feira (11.11), interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo para apresentar ações e programas da Pasta e estreitar a comunicação entre os gestores. Neste segundo encontro, foram convidadas Instâncias de Governança Regionais (IGR´s) do Amazonas, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.
“Estamos sempre trabalhando em novas ações e avançando em projetos já em andamento. Portanto, é importante manter os gestores de turismo, interlocutores dessa grande rede de regionalização que estão na ponta, atualizados e alinhados com as ações do Ministério”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Durante a reunião, além de tirar dúvidas e ouvir as demandas dos interlocutores, foram apresentados projetos e ações em andamento de três secretarias nacionais do MTur: a de Infraestrutura Turística, a de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo e a de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões. Entre os temas abordados estiveram o Mapa do Turismo Brasileiro e a sua futura atualização; o Revive Brasil; concessões de ativos públicos; turismo subaquático; Portal de Investimentos; mobilidade e conectividade turística; Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e Rede Brasileira de Cidades Criativas.
“Antes da pandemia, fazíamos uma única reunião com a presença de todos, mas agora, com as reuniões em formato online, foi necessário dividir as Instâncias Regionais em grupos menores para conseguirmos atingir com mais objetividade a todos eles”, explicou a coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico do MTur, Ana Carla Fernandes Moura.
Em outubro, foi realizada a primeira reunião da série, que contou com as IGR´s da Paraíba, Pará, Mato Grosso do Sul e Paraná. O terceiro e último encontro do ano está agendado para 25 de novembro, quando será incluído outro grupo de gestores regionais. “Pretendemos retomar nossos encontros presenciais em 2022”, destacou Ana Carla. A coordenadora-geral lembrou que o MTur possui um canal direto do Programa para tirar dúvidas, pelo e-mail regionalizacao@turismo.gov.br.
PRT+INTEGRADO – Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo é resultado de um processo de planejamento descentralizado e compartilhado. Trata-se uma série de encontros que busca aproximar políticas públicas federais, estaduais e municipais, criando um canal de interlocução e acompanhamento dos avanços no turismo nacional.
Nos encontros do PRT, os participantes conhecem oportunidades de apoio proporcionadas pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento do setor e a geração de emprego e renda, com impacto cultural, social e econômico. As reuniões permitem o alinhamento de ações, a exemplo da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, além da divulgação de iniciativas de apoio aos setores público e privado, bem como o incentivo à participação do terceiro setor para o desenvolvimento do turismo nos municípios e regiões turísticas de todo o país.
Por Vanessa Castro
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo