Notícias
PRÊMIO
MTur apoia premiação de boas práticas que incentiva a preservação de identidades culturais brasileiras
Crédito: Embrapa
O Ministério do Turismo (MTur) está apoiando uma iniciativa organizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que visa reconhecer grupos e comunidades que manejam e fazem parte dos Sistemas Agrícolas Tradicionais. O objetivo da premiação é dar visibilidade as vivências que orientam a construção de identidades culturais no país, podendo, assim, fazer parte do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e, consequentemente, se tornarem atrativos turísticos potentes para a região.
A ação é coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Também fazem parte da ação a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-Brasil), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).
O Prêmio Sistemas Agrícolas Tradicionais (SAT), no âmbito do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro de 2023. Para participar basta preencher um formulário e/ou gravar um vídeo explicando por que o seu SAT merece ser premiado. Inscreva-se AQUI. A avaliação do processo seletivo acontece em duas etapas, a primeira consiste na classificação de 12 propostas através do formulário. Após a seleção, a Embrapa realizará uma visita técnica aos selecionados para o diagnóstico de cada sistema inscrito e o preenchimento participativo do formulário de seleção.
Serão escolhidas até 6 propostas para a premiação anunciados em um evento que está previsto para acontecer em junho de 2023. Além disso, os vencedores participarão de uma capacitação em patrimônio cultural e de uma oficina das receitas tradicionais dos SAT.
Podem participar do prêmio, organizações da sociedade civil, como associações, cooperativas, redes e organizações não governamentais (ONGs), por exemplo, que representem comunidades e/ou grupos sociais, incluindo conjunto de agricultores familiares ou povos e comunidades tradicionais. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cnat.eventos@embrapa.br.
SOBRE A PREMIAÇÃO – O Prêmio SAT do Semiárido Dom Helder Câmara foi criado com o intuito de fazer com que os métodos do campo e da cidade chegue em todos e compartilhe as histórias plurais, cheias de saberes, técnicas, festas, rituais, poesias, receitas, ensinando sobre a cultura da agricultura a fim de compartilhar a diversidade do país.
SAT – O Sistema Agrícola Tradicional é um conjunto de elementos que integra os saberes, mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas e artefatos e outras manifestações associadas, contemplando sistemas culturais que englobam espaços, práticas alimentares e agroecossistemas conduzidos por agricultores familiares pertencentes a povos e comunidades tradicionais.
Use a #PremioSat2022-2023
Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo