Notícias
AGENDA
Ministro do Turismo visita sede da Imprensa Nacional
Ministro do Turismo, Carlos Brito, ao lado do diretor-geral, Heldo Fernando de Souza. Crédito: Roberto Castro/MTur
O ministro do Turismo, Carlos Brito, visitou nesta segunda-feira (29.08) a sede da Imprensa Nacional, localizada em Brasília. A convite do diretor-geral, Heldo Fernando de Souza, conheceu às instalações da instituição, como a Biblioteca Machado de Assis, a área de editoração do Diário Oficial da União e o Museu da Imprensa, um dos mais importantes do mundo no gênero, reunindo cerca de 600 peças e documentos históricos raros.
Já a Biblioteca Machado de Assis, aberta ao público de segunda a sexta, reúne cerca de 1.000 obras raras e 30.000 livros, além de fotografias e periódicos históricos. Entre o acervo guardado pela instituição estão, por exemplo, o primeiro mapa produzido no país e uma cópia da Carta de Descobrimento do Brasil, de Pero Vaz de Caminha.
Também participaram da visita o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Charles Roberto Martins, e o chefe da Assessoria Especial, Vital Florêncio.
A imprensa Nacional é vinculada à Secretaria-Geral da presidência da República. Entre suas atribuições estão a publicação de atos oficiais da administração pública federal por meio do Diário Oficial da União e a coordenação das atividades relacionadas à Biblioteca Machado de Assis e ao Museu da Imprensa.
Neste ano, a Imprensa Nacional comemora seus 214 anos de funcionamento, tendo sido inaugurada em 1808, ano da chegada da Família Real Portuguesa. Como parte das comemorações, iniciou uma série apresentações da instituição para autoridades públicas com foco em apresentar o patrimônio sob a tutela da Imprensa Nacional, que registra a história do país por meio de atos e documentos oficiais.
Uma galeria na Biblioteca Machado de Assis registra essas visitas, entre elas, da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto; do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário; e, agora, do ministro do Turismo, Carlos Brito.
Por Amanda Costa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo