Notícias
REFENO 2022
Ministro do Turismo prestigia largada de competição náutica em Pernambuco
Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha foi iniciada neste sábado, em Recife (PE). Crédito: Roberto Castro/MTur
Começou neste sábado (24.09) a 33ª edição da Regata Internacional Recife - Fernando de Noronha (Refeno), a maior regata oceânica da América Latina. Com a presença do ministro do Turismo, Carlos Brito, foi dada a largada para a travessia de 300 milhas náuticas (560 quilômetros) rumo ao arquipélago pernambucano e que reuniu 85 embarcações participantes.
O ministro Carlos Brito destacou a importância do evento - apoiado pelo MTur - para o turismo regional e apontou esforços pela ampliação do mercado náutico no país. Brito lembrou, por exemplo, que o segmento conta com um pacote de ações de reforço da Pasta, que envolve iniciativas como redução de tributos, oferta de crédito e a melhoria da infraestrutura na área, entre outras.
Carlos Brito também ressaltou que, nesta semana, o setor foi contemplado com outra importante medida: a redução do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas ao exterior feitas por agências de viagens, operadoras e cruzeiros marítimos. Conforme a Medida Provisória 1.138, a diminuição - de 25% para 6% - começa a valer a partir de janeiro de 2023.
O ministro do Turismo acrescentou que a temporada 2022/2023 de cruzeiros no país deve ser a maior da última década, com um impacto econômico de R$ 3,8 bilhões e a geração de 48 mil empregos. No total, serão 9 navios de cabotagem e 35 de longo curso (partindo de destinos internacionais). Juntos, eles ofertarão 780 mil leitos, contra 580 mil da temporada 2019/2020, antes da pandemia.
DESONERAÇÃO - A redução do IRFF sobre remessas ao exterior de agências de viagens, operadoras e cruzeiros será válida por cinco anos e vai ocorrer de forma escalonada. Em 2023 e 2024 a alíquota será de 6%, e em 2025, 2026 e 2027 ela passará para 7%, 8% e 9%, respectivamente. A medida beneficia cerca de 35 mil empresas de todo o país e evita a perda de 358,3 mil empregos no ramo.
REFENO - Criada em 1986, com a participação de apenas 22 competidores, a Refeno tem como linha de chegada o Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha. A disputa envolve embarcações de 12 estados e do Distrito Federal, além de outras quatro estrangeiras, sendo uma da Espanha (Aliena), uma do Uruguai (Loba) e duas da Argentina (Náutico II e Goleta Gringo).
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo