Notícias
AGENDA
Ministro do Turismo prestigia confraternização do setor de eventos em Brasília
Durante o evento, o ministro do Turismo foi homenageado por sua atuação. Crédito: Roberto Castro/MTur
A comemoração de conquistas do setor de eventos para fazer frente à pandemia de Covid-19 foi a tônica de uma confraternização na noite desta terça-feira (03.05), em Brasília (DF). Com a presença do ministro do Turismo, Carlos Brito, o encontro, organizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), reuniu empresários, parlamentares e integrantes do governo federal, que citaram medidas destinadas a apoiar negócios e permitir o retorno de atividades.
O ministro Carlos Brito ressaltou que iniciativas adotadas no período favoreceram a retomada do segmento. “Desde o início da pandemia, o nosso governo adotou inúmeras medidas para apoiar o setor de turismo. Tenham a certeza de que vocês têm no governo federal, no presidente Jair Bolsonaro, um forte aliado para elevar o setor à altura da sua grandeza”, frisou, citando, ainda, o sucesso da vacinação contra a Covid-19 promovida pelo governo federal.
Homenageado por sua atuação, Brito enumerou ações desenvolvidas. O ministro destacou a Medida Provisória 936, que proporcionou a garantia de salários e a redução de jornadas; as MPs que regulamentaram as relações de consumo, com regras claras quanto a remarcações e cancelamentos, e a disponibilização de financiamentos a empreendedores turísticos, além do repasse de R$ 3 bilhões via Lei Aldir Blanc a ações emergenciais na cultura.
O evento também marcou o agradecimento de deputados, senadores e profissionais do ramo à criação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Transformado na Lei Nº 14.148, o Perse, a cargo do governo federal, abrange pontos essenciais à sobrevivência do segmento, como o refinanciamento de dívidas, a oferta de crédito para a manutenção de empresas e a preservação de postos de trabalho.
O presidente da Abrape, Doreni Caramori Júnior, celebrou avanços e ressaltou a contribuição do Ministério do Turismo. “Este programa salvou muitos CNPJs. Mais do que isso: esse programa salvou milhões de CPFs. O governo foi sensível a nossa causa. Vocês ajudaram um setor que certamente será a alavanca matriz da retomada do desenvolvimento econômico no Brasil. O setor vai responder na proporção do apoio que vocês nos deram”, declarou.
O evento também teve a presença do deputado federal Felipe Carreras, autor do projeto de criação do Perse, que enalteceu a disposição do governo federal em concretizar a iniciativa. A confraternização reuniu, ainda, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o chefe da Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos do MTur, Bob Santos, e o secretário executivo adjunto da pasta, José Medeiros Nicolau, entre outras autoridades.
ABRAPE - Fundada no ano de 1992, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, única entidade do segmento que atua em todos os estados do país, reúne cerca de 600 associados. O setor envolve aproximadamente 640 mil empresas e 2,2 milhões de microempreendedores individuais (MEI), sendo responsável por 4,3% do Produto Interno Bruto nacional (PIB) e uma movimentação anual de R$ 270 bilhões.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo