Notícias
AGENDA
Ministro do Turismo participa do Rio Innovation Week
Ministério do Turismo lança cartilha digital dos Destinos Turísticos Inteligentes na Rio Innovation Week. Crédito: Pedro França/MTur
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou nesta quinta-feira (13.01), no Jockey Club do Rio de Janeiro (RJ), do Rio Innovation Week. O evento busca colocar o estado do Rio de Janeiro nos circuitos mundiais de inovação e contribuir para a retomada de negócios no país. Durante a feira o Ministério do Turismo lançou em seu estande a cartilha digital dos Destinos Turísticos Inteligentes.
A cartilha digital DTI Brasil é um material promocional e informativo sobre o projeto-piloto "Modelo de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no Brasil". Seu objetivo é auxiliar prefeitos, parlamentares e gestores turísticos na tomada de decisões no plano de retomada do turismo. O documento busca, também, fomentar o modelo DTI Brasil em mais cidades brasileiras.
Durante o Rio Innovation Week, mais de 190 expositores apresentam inovações e soluções para os setores, com direito a mentorias, exposições, workshops e networking. São 40.000m² de evento, com 15 palcos simultâneos, mais de 500 palestrantes convidados, 1000 startups e incubadoras fomentando negócios. A expectativa da organização é de que muitos negócios sejam gerados nos segmentos de agricultura, turismo, inovação aberta, cultura, varejo, profissões do futuro, técnica de vendas, sustentabilidade, ESG, ciência, saúde, smart city, mobilidade, segurança e esporte.
Para o ministro Gilson Machado Neto, a inovação é fundamental no mundo de hoje e no turismo não é diferente. “As facilidades para os visitantes são diretamente proporcionais à vontade deles de voltarem ao destino”, disse. “E o Ministério do Turismo tem buscado, dia após dia, soluções inovadoras para turistas, empresários e para o destino turístico”, complementou, citando os desafios de startups do setor promovidos pela Pasta em parceria com a Wakalua, MCTI e Sebrae.
Outros pontos de inovação e tecnologia do MTur ressaltados pelo ministro Machado Neto foram o processo digitalização das fichas dos hotéis brasileiros, que deve ser lançado em fevereiro, e o sistema de licenças do Iphan, que modernizou o procedimento, que pode ser feito on-line. “Algumas licenças do Iphan demoravam até 5 anos para saírem e, agora, ficam prontas em até 45 minutos e são feitas pela internet”, disse.
CARTILHA - Apresentada em formato digital (PDF), a cartilha está adequada aos pilares de sustentabilidade, inovação e tecnologia, possibilitando o seu compartilhamento por celular, e-mail ou em redes sociais, ou mesmo para impressão. Para acessar a cartilha clique AQUI.
O projeto Destino Turístico Inteligente, do Ministério do Turismo, vai além da implementação de meios digitais. Ele é inovador e caracterizado por ofertar a seus visitantes produtos e experiências inovadoras e de qualidade, tendo como base a estruturação e a convergência de nove pilares: governança; inovação; tecnologia; sustentabilidade; acessibilidade; criatividade; marketing; mobilidade; e segurança.
Por Rafael Brais
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo