Notícias
CULTURA
Ministro do Turismo participa de lançamento da campanha “Respeitável Circo”
Ministro do Turismo durante discurso de lançamento do evento. Crédito: Roberto Castro/MTur
Contribuir para o desenvolvimento da atividade artística circense e qualificar a intervenção dos agentes públicos do país. Este é o objetivo da campanha “Respeitável Circo”, lançada na última quarta-feira (20.10) pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e a Fundação Nacional das Artes (Funarte). A iniciativa promoverá diversas ações nas áreas da cultura, educação, saúde, direitos humanos e assistência social, em benefício da população circense itinerante no Brasil.
Durante a cerimônia de lançamento, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, parabenizou a iniciativa do governo federal e destacou a importância do circo para o país. “Esse governo está tenente e vai fazer o que for possível para que o circo se torne cada vez mais forte em nosso país. O circo faz parte da vida do brasileiro, principalmente no Nordeste e Sudeste. Então, estamos fazendo o que podemos para tornar este bem cultural um patrimônio do Brasil. Contem com o Ministério do Turismo”, disse.
"É uma alegria estarmos celebrando com os artistas circenses esse lindo trabalho. Sabemos o quanto o mundo precisa de sorrisos e essa é a missão do circo: impactar vidas por meio da arte. Esses homens e mulheres têm como valores principais o humor, a coragem, a perseverança e a dedicação. Parabenizamos todos os ministérios envolvidos nessa iniciativa de cuidar dos nossos artistas. Vamos apoiar o circo!", convidou a primeira-dama, Michele Bolsonaro.
O evento contou, ainda, com a apresentação da cartilha “Respeitável Circo”, que aborda direitos, deveres e principais necessidades dos artistas. O material também busca conscientizar gestores públicos e privados de que o circo é uma atividade artística e cultural reconhecida por lei e que, como tal, deve ser apoiada de várias formas.
O Selo Município Amigo do Circo também foi lançado na ocasião. A premiação terá abrangência nacional e tem previsão de acontecer no primeiro semestre de 2022. Além destas, foi anunciada a inclusão no Conecte SUS das populações em situação de rua, circense e povos ciganos nômades em todo o território nacional. A proposta é ampliar o cuidado em saúde dessas populações itinerantes e fortalecer outras ações que se desdobram a partir das informações obtidas nos sistemas.
Para o secretário Especial da Cultura, Mario Frias, “o circo é aquele lugar mágico e atemporal em que uma criança se depara com um universo extraordinário e milagroso, aquele momento místico em que a arte e a imaginação caminham de mãos dadas para o reino soberano da fantasia. Tendo isso em mente, a Secretaria Especial da Cultura, por meio da Funarte, iniciou a campanha interministerial Respeitável Circo! uma forma de apoiar a atividade circense no país com ações regionais integradas”.
A campanha Respeitável Circo! apresenta uma série de sugestões que podem ser adotadas para melhorar a situação dos circos itinerantes. Para mais informações sobre como apoiar o circo na sua cidade, procure um dos ministérios integrantes da campanha, a Fundação Nacional de Artes – Funarte, ou alguma instituição representativa dos circenses.
FUNARTE E O CIRCO - A Funarte tem uma história de quase 40 anos de comprometimento e respeito com a arte circense. Entre as ações voltadas a esses artistas está a gestão da Escola Nacional de Circo (ENC), localizada na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). A ENC é referência para toda a América Latina no campo da formação em Circo. O corpo docente prepara artistas profissionais para atuar em circos de lona e em diversos setores das artes e cultura. A Escola oferece bolsas de estudos, por meio de concurso público, para brasileiros e estrangeiros maiores de 18 anos. O Curso Técnico em Arte Circense foi criado a partir de uma parceria institucional entre a Funarte e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo