Notícias
AGENDA
Ministro do Turismo participa da edição histórica de 25 anos da SuperNorte, em Belém (PA)
Abertura da SuperNorte, em Belém (PA), reuniu autoridades e empresários do ramo varejista de alimentos. Crédito: Alessandra Serrão/MTur
Um encontro de muitas oportunidades e grandes negócios. É o que promete a 25ª Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte, a SuperNorte 2024, aberta na noite desta quarta-feira (09.10), em Belém (PA). A cerimônia reuniu autoridades como o ministro do Turismo, Celso Sabino, além de empresários do varejo de alimentos.
Apoiada pelo Ministério do Turismo, a feira deste ano tem como tema “A Evolução do Supermercado” e espera reunir cerca de 28 mil visitantes durante os três dias de programação.
Ao discursar, o ministro Celso Sabino apresentou dados de crescimento do turismo nacional e destacou a relevância da feira à economia da região. “É uma feira que mostra a potência do segmento de supermercados em Belém e na região Norte do país. E, por isso mesmo, gera um grande volume de negócios entre fornecedores de todo o Brasil que estão reunidos aqui. Tenho muito orgulho de estar hoje aqui abrindo um evento desse porte, reunindo grande parte da economia do setor supermercadista de todo o país em Belém”, declarou.
A edição histórica de 25 anos da SuperNorte quer ressaltar, ainda, o aprimoramento do ramo ao longo das últimas décadas, tornando-se essencial no dia a dia do consumidor.
“É impossível falar da evolução dos supermercados na nossa região sem mencionar a contribuição da SuperNorte. Esse grande evento nos trouxe até aqui e abre portas para ideias, tecnologias e tendências inéditas, que hoje fazem parte da rotina de nossas lojas e da vida do consumidor”, apontou Jorge Portugal, presidente da ASPAS.
A abertura da feira também contou com a presença da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan. A convenção, cuja expectativa de negócios supera os R$ 60 milhões, é chancelada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) na região, englobando os estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Maranhão.
O evento, organizado pela Associação Paraense de Supermercados (ASPAS), segue até 11 de outubro no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia.
CÍRIO DE NAZARÉ - A SuperNorte coincide com a semana do Círio de Nazaré em Belém, um dos maiores eventos de turismo religioso do Brasil.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e a Secretaria de Turismo do Estado, a capital paraense deve receber 89 mil turistas durante a celebração católica, movimentado R$ 189 milhões na economia local.
O ministro Celso Sabino enalteceu a realização da SuperNorte no período. “Milhares de turistas já estão na cidade, gerando um grande retorno econômico aos setores de alimentação, hotelaria e serviços, mas que terão, também, a oportunidade de enxergar bons negócios em Belém e na Amazônia”, completou Sabino.
MTUR NO CÍRIO - Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério do Turismo marcará presença na celebração, com um espaço especial localizado na Avenida Nazaré, uma das principais vias por onde passa a procissão.
A Casa do Turismo vai receber convidados, incluindo parlamentares e outras autoridades, em uma ação que integra a estratégia de ampliar a promoção do Norte do Brasil e, especialmente, de Belém, que será sede da COP 30 de 2025.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo