Notícias
AGENDA
Ministro do Turismo é convidado para a festa da Missa de Serrita (PE)
Festividades cultural será realizada após dois anos e reúne cerca de 50 mil pessoas por noite. Crédito: Roberto Castro/MTur
Após dois anos suspensa por conta da pandemia de Covid-19, a cinquentenária festa cultural da Missa do Vaqueiro, assim como uma série de eventos pelo país, será retomada e acontece entre os dias 21 e 24 de julho na cidade de Serrita, em Pernambuco. Nesta quinta-feira (02.05), em Brasília (DF), o ministro do Turismo, Carlos Brito, recebeu do prefeito do município, Sebastião dos Santos, o convite oficial para participar do evento.
“Contamos com o apoio do Ministério e quero lhe convidar para se fazer presente neste grande evento cultural e regional do nosso querido estado de Pernambuco”, declarou o prefeito de Serrita, Sebastião dos Santos.
Ainda durante a reunião, foram discutidos ações com o objetivo de impulsionar o turismo na cidade, localizada no sertão pernambucano. “Conte com o Ministério do Turismo, com o governo federal, com o presidente Bolsonaro, que está fazendo a diferença no nosso país”, destacou o ministro Carlos Brito. “E tenho certeza que após dois anos sem ser realizada, neste ano, vai ser sucesso absoluto a Missa do Vaqueiro”, finalizou.
A Missa do Vaqueiro é uma festa popular que atrai vaqueiros e visitantes de todo a região Nordeste e, também de outros estados. Inicialmente, a missa foi concebida em memória do vaqueiro Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga e inspiração para a canção “A morte do vaqueiro”. A iniciativa cresceu e deu espaço para diversas manifestações, como a vaquejada que atrai cerca de 900 vaqueiros, além de atrações culturais e artísticas.
Na feira também são vendidos objetos artesanais e decorativos, comidas tradicionais – são 40 restaurantes barracas previstos para este ano. Estimativas da organização apontam que a festividade reúne cerca de 50 mil pessoas por noite.
Por Amanda Costa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo