Notícias

PARCERIAS

Ministro do Turismo discute ações para segurança do turista no Brasil

Durante encontro com comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros foi proposta a criação de indicadores anuais relacionados à segurança pública e ações de qualificação da força policial que atua em áreas e atrativos turísticos
Publicado em 10/06/2021 20h55
10.06.2021 - reunião sobre segurança do turista crédito Roberto Castro MTur.png

Encontro teve como pauta a segurança nas atividades turísticas do país. Crédito: Roberto Castro/MTur

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, recebeu nesta quinta-feira (10.06) representantes do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG – PM/CBM). Na pauta do encontro esteve o desenvolvimento de projetos para ampliar a percepção de segurança na atividade turística do Brasil, como a criação de indicadores relacionados à segurança pública nos principais destinos e atrativos.

Outro tema discutido foi a oferta de capacitação em inglês para a força policial para que, caso seja necessário, os profissionais possam prestar um atendimento mais qualificado também ao turista estrangeiro.

“A gente tem, em conjunto com vocês da segurança pública, que mudar a percepção da violência do turismo no Brasil. Podemos começar levantando indicadores, capacitando a nossa força de segurança, e demonstrando que as pessoas podem viajar com segurança pelo nosso país e aproveitar as maravilhas e encantos que só o Brasil tem”, destacou o ministro Gilson Machado Neto.

Outra proposta sugerida pelos representantes do CNCG é a criação de unidades especializadas em turismo em pontos estratégicos para dar mais celeridade no atendimento a eventuais demandas.

O secretário executivo do Conselho, coronel Valterlins Dutra de Sousa, afirmou que a instituição está à disposição do Ministério do Turismo para a construção de uma plataforma de dados. “A qualificação do policial que trabalha com o turista tem que ser permanente, principalmente na área de línguas. Por isso o nosso pedido por um canal que envolva uma plataforma para qualificar os policiais”, acrescentou Sousa.

A ampliação da percepção de segurança do turista é uma das prioridades do Ministério do Turismo que, no último mês, realizou uma oficina virtual sobre o tema, em parceria com a Embratur. A iniciativa integra um conjunto de ações que estão sendo desenhadas para subsidiar políticas integradas com outros órgãos federais, estaduais e municipais na garantia da segurança entre os turistas nos atrativos nacionais.

 

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo