Notícias
AGENDA
Ministro do Turismo cumpre agenda institucional em São Paulo
Em São Paulo, Machado Neto visitou o Mercado Municipal da capital e debateu ações relacionadas à acessibilidade e turismo equestre. Crédito: Roberto Castro/MTur
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, cumpriu agenda institucional neste sábado (21.08) no estado de São Paulo. Ele conferiu a retomada das atividades turísticas no Mercado Municipal da capital paulista; tratou, com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e com o presidente do Instituto Olga Kos, Wolf Kos, de ações para pessoa com deficiência; e debateu o turismo equestre e o fomento ao balonismo em reunião na cidade de Boituva.
No Mercado Municipal de São Paulo, o ministro Gilson Machado Neto percorreu algumas bancas e conversou com os comerciantes locais. “Vimos que, com os protocolos sanitários e a vacinação, o movimento de visitantes está praticante normal”, constatou. “Nossos destinos estão prontos para receber o público que, dia após dia, volta a viajar pelo país”, acrescentou.
O comerciante Hugo Leonardo Freitas, que tem uma banca de temperos no Mercadão, percebeu que o movimento está aumentando gradualmente, principalmente com brasileiros. “O turismo interno (visitantes brasileiros) está em uma fase ótima e esperemos que até o final do ano os estrangeiros voltem pra cá”, declarou.
TURISMO EQUESTRE - Em Boituva, o ministro Gilson Machado Neto conheceu projetos para o Turismo Equestre que, para ele, é um dos segmentos com grande capacidade de crescimento no Brasil. Várias demandas foram apresentadas pelo segmento e serão analisadas pela equipe técnica do MTur.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Equideocultura (Ibequi), entidade fundada em agosto de 2020, o segmento cresce a cada dia no Brasil. Atualmente, há 5,7 milhões de cavalos no país, o setor gera 3 milhões de empregos e movimenta R$ 16 bilhões ao ano.
O encontro contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Caco Auricchio; do presidente executivo do Ibequi, Manuel Carlos Rossito; vice-presidente da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) e da ABQM, Jonatas Dantas; do vice-presidente da ABQM, Francisco Fernandes; e do presidente do Conselho de Administração da ABQM, Carlos Eduardo Braga.
Durante a agenda, foi dado o pontapé inicial para a formatação de um campeonato nacional de vaquejada. O ministro garantiu empenho para apoiar a competição, que poderá ter etapas em vários estados do Brasil. “Queremos que essa modalidade volte a ser uma parte das tradições do nosso país, gerando emprego e renda, sempre respeitando o direito dos animais”, afirmou.
Machado Neto conheceu também o potencial turístico do balonismo, atividade que tem como base a cidade de Boituva e tem grande capacidade para ser ampliada para todo o Brasil. “Pude ver de perto umas das fortes tradições dessa região paulista: o balonismo. A atividade tem um potencial gigantesco para fomentar o turismo na região”, disse.
INCLUSÃO - Durante o almoço, Machado Neto se encontrou com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e com o presidente do Instituto Olga Kos, Wolf Kos, para alinhar uma parceira para o turismo inclusivo com a valorizações de pessoas com deficiência que trabalham com arte. “Vamos desenvolver uma proposta para certificação de estabelecimentos e operadoras relacionada à inclusão das pessoas com deficiência”, adiantou o ministro.
ENTREVISTA - Pela manhã, Machado Neto destacou a retomada do turismo em entrevista para a BandNews TV, na qual elencou as ações adotadas pelo governo federal para socorrer o setor e esclareceu alguns entraves que prejudicam a diminuição dos preços das passagens aéreas, por exemplo. “O nosso governo busca, dia após dia, desatrapalhar o empresário, que é o grande gerador de emprego em nosso país”, ressaltou.
Por Rafael Brais
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo