Notícias
AJUDA
Ministro do Turismo acompanha presidente Bolsonaro em sobrevoo às áreas atingidas pelas chuvas em Pernambuco
Ministro do Turismo, Carlos Brito, acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em voo sobre áreas atingidas. Crédito: Cleber Caetano/PR
O ministro do Turismo, Carlos Brito, acompanhou nesta segunda-feira (30.05) o presidente da República, Jair Bolsonaro, em sobrevoo realizado nas áreas atingidas pelas chuvas em Pernambuco e no anúncio de medidas em socorro à população. O estado vem sofrendo desde a última semana com as fortes chuvas que já acumulam 91 mortos, 26 desaparecidos e mais de 5 mil desabrigados, principalmente na capital, Recife (PE), e cidades vizinhas. Além de Brito, estavam na comitiva federal os ministros da Cidadania, Ronaldo Bento, do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira; da Saúde, Marcelo Queiroga e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Durante coletiva de imprensa, o presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou algumas ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo federal em ajuda aos pernambucanos. “O nosso objetivo maior é confortar os familiares e com meios materiais também, atender à população. O governo federal não é que sai na frente, mas está sempre alerta para atender a população em qualquer situação, independente de pedidos de autoridades locais”, destacou.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, reiterou o trabalho já realizado pelo governo federal e destacou a visita técnica feita no último domingo. “Ontem sobrevoamos com apoio da PRF todo o litoral norte ao litoral sul. Tivemos contato com Macaparana, prefeito de Jaboatão. Os municípios de Igarassu, Itamaracá, Abreu e Lima, Olinda, Paulista. Enfim, o nosso governo não para. Estamos aqui para atuar junto com o governo do estado, é um momento de união não é um momento agora de pensar mais na frente. Temos que resolver a situação que cada cidadão pernambucano está vivenciando hoje”, disse.
Ainda durante conversa com a imprensa, os demais ministros que acompanharam a comitiva destacaram algumas ações já realizadas por suas Pastas. Veja abaixo:
DESENVOLVIMENTO REGIONAL – Duas Medidas Provisórias já haviam aberto crédito de R$ 1 bilhão para a Pasta que, agora, podem ser acessados pelos municípios pernambucanos atingidos. O montante será destinado a ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais eventualmente interrompidos por conta de desastres. Para solicitar esses recursos com agilidade, é muito importante que o ente interessado siga os passos necessários para ter a situação de emergência federal reconhecida e o acesso aos recursos de resposta e reconstrução, que poderão ser utilizados para reconstrução de infraestrutura pública e casas destruídas em razão das chuvas.
CIDADANIA – O ministério está provendo alojamento provisório às famílias desabrigadas e mobilizando o Sistema Único de Assistência Social (SAUS) para orientar e ajudar as pessoa nas regiões atingidas. Além disso, no dia de hoje foi anunciado, por determinação do presidente Jair Bolsonaro, a disponibilização do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para antecipação de uma parcela deste benefício. E que a população pode ter acesso a mais uma parcela deste benefício, que corresponde a um salário-mínimo, sendo diluído ao longo de 36 meses, sem nenhum tipo de juros.
JUSTIÇA – O ministro Anderson Torres destacou as ações desenvolvidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no sentido de desobstruir as vias e dar visibilidade ao trânsito em todo o estado. Ele falou também que os mais de 100 homens disponibilizados pela corporação estão ajudando no resgates das vítimas e na localização de pessoas. Além disso, foi anunciado o início de uma campanha em todo o país, para arrecadação de donativos pela PRF que podem ser entregues em todos os postos do Brasil.
DEFESA – Por meio do Comando Militar do Nordeste, o Ministério da Defesa disponibilizou 500 militares agindo na área da região metropolitana retirando escombros, transportando feridos e localizando pessoas. A equipe também está fazendo reconhecimento especializado de engenharia para restabelecer as melhores condições de tráfego onde está sendo solicitado.
SAÚDE – O ministro Marcelo Queiroga reforçou que nos próximos dois dias a Pasta entregará cerca de 5 kits “Vigidesastres” com insumos estratégicos. O Ministério da Saúde também fortalecerá com recursos adicionais que podem chegar a R$ 3,4 milhões, de acordo com o número de municípios onde a calamidade pública for reconhecida, que fortalecerão as ações de vigilância.
CAIXA – O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou a liberação imediata do FGTS em até 5 dias, pausas de até 3 meses para todas as linhas de crédito para pessoas físicas e micro e pequenas empresas e pagamentos de qualquer programa social, diretamente do celular, por meio da conta gratuita “Caixa Tem”.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo