Notícias
ANIVERSÁRIO
Ministro do Turismo acompanha celebração pelos 55 anos da Embratur
Gilson Machado Neto, Carlos Brito (Embratur) e Marcos Pontes (MCTI) participam de evento pelo aniversário da Agência. Crédito: André Martins/MTur
Um evento nesta quinta-feira (25.11), em Brasília, marcou a comemoração dos 55 anos de criação da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), completados no último dia 18 de novembro. O encontro, acompanhado por vários funcionários no auditório da Agência, contou com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que enalteceu esforços da equipe da Embratur para promover o desenvolvimento do setor no país.
Machado Neto ressaltou o empenho do governo federal para apoiar o segmento na pandemia e apontou resultados positivos de ações como a regulação das relações de consumo e a oferta de crédito por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). “O presidente Bolsonaro foi cirúrgico, tanto que o Brasil está tendo a maior recuperação das Américas no turismo. Dos países turísticos, fomos o que menos perdemos empregos na América Latina”, frisou.
O ministro também citou iniciativas adotadas para facilitar negócios no turismo, a exemplo da recente isenção de impostos sobre a importação de veleiros. “Nossa função é ´desatrapalhar´ o empresariado. Antes, uma licença do IPHAN, por exemplo, demorava até cinco anos. Agora, dura 45 minutos e é online. Outro exemplo das mudanças que o presidente Bolsonaro tem instituído”, comparou, destacando, ainda, o trabalho federal voltado à vacinação contra a Covid-19.
Gilson Machado Neto elogiou a campanha iniciada neste mês pela Embratur para divulgar a isenção de vistos a turistas norte-americanos que visitam o Brasil. O objetivo do trabalho, que segue até dezembro, é atrair viajantes durante a alta estação de verão e fortalecer a retomada do turismo internacional.
Já o presidente da Agência, Carlos Brito, celebrou a parceria entre o Ministério do Turismo e a Embratur com vistas a melhorias na área. “Depois de várias décadas, graças ao trabalho incansável do ministro Gilson Machado Neto pelo turismo brasileiro, conseguimos transformar a Embratur em Agência. E o alinhamento que a Embratur tem hoje com o Ministério do Turismo está fazendo realmente a diferença para que o turismo internacional e o turismo interno se destaquem cada vez mais”, comentou, manifestando otimismo quanto ao aumento do turismo internacional no Brasil no pós-pandemia.
INSPIRAÇÃO - A celebração alusiva ao aniversário da Embratur teve como tema “Acessibilidade no Turismo”, a fim de evidenciar a importância da inclusão no setor e jogar luz sobre ações empreendidas para promover a participação de pessoas com deficiência no turismo. Durante o evento, houve uma palestra do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, intitulada “É possível! Como tornar seus sonhos em realidade”.
Pontes relatou sua trajetória desde os tempos da infância até se tornar o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço e incentivou a busca por realizações pessoais, mesmo em meio a dificuldades. “A diferença principal entre a pessoa que realiza um monte de coisas e a pessoa que vive no mundo do sonho é a coragem. Mesmo que tudo pareça difícil, se você está fazendo uma coisa ética, na direção correta, faça! Tenha coragem de fazer”, estimulou.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo