Notícias
AGENDA
Ministra substituta do Turismo participa de evento do Ministério das Mulheres
Ministra substituta do Turismo, Ana Carla Lopes, participa da apresentação do ‘Painel de Monitoramento das Casas da Mulher Brasileira’ no Ministério das Mulheres. Roberto Castro/MTur
A ministra substituta do Turismo, Ana Carla Lopes, participou do evento de apresentação do “Painel de Monitoramento das Casas da Mulher Brasileira”, promovido pelo Ministério das Mulheres e presidido pela Ministra Cida Gonçalves. O evento ocorreu no dia 12 de novembro de 2024, no prédio do Ministério das Mulheres, em Brasília.
O painel apresentado é uma ferramenta tecnológica inovadora que integra o “Programa Mulher Viver sem Violência”, com o objetivo de fortalecer o acompanhamento e transparência na implementação das Casas da Mulher Brasileira (CMBs) e dos Centros de Referência da Mulher Brasileira (CRMBs). Essas unidades são dedicadas ao combate e prevenção à violência contra as mulheres, promovendo serviços especializados de atendimento e apoio.
Durante o evento, Ana Carla Lopes ressaltou a importância da colaboração entre os ministérios para fortalecer políticas públicas de apoio e proteção às mulheres.
“É uma honra participar deste evento e testemunhar a apresentação do Painel de Monitoramento das Casas da Mulher Brasileira, uma iniciativa fundamental para fortalecer o combate à violência contra as mulheres no nosso país. Como representante do Ministério do Turismo, quero destacar que essa é uma causa de todos nós, e que o turismo também pode ser um canal para promover conscientização e apoio a políticas públicas voltadas para as mulheres”, comentou a ministra substituta do Turismo.
Por meio do painel digital, disponível no site do Ministério das Mulheres, gestores, controle social e a população em geral podem acessar informações atualizadas sobre a localização, estágio de implantação, investimento e cronograma das obras das CMBs e CRMBs. A ferramenta visa não apenas acompanhar a execução dessas unidades, mas também fomentar um diálogo entre o governo e a sociedade civil, além de acelerar a entrega e funcionamento dessas estruturas em diversas regiões do país.
“Hoje convidamos aqui ministérios, parlamentares e representantes da sociedade que são nossos parceiros em programas como o ‘Feminicídio Zero’ e que consideramos importante estarem aqui neste momento”, ressaltou a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.
A CASA DA MULHER BRASILEIRA - É um dos eixos do “Programa Mulher Viver sem Violência”, retomado pelo Ministério das Mulheres em março de 2023. Com foco no atendimento multidisciplinar e humanizado às mulheres, a CMB integra, no mesmo espaço, diversos serviços especializados para atender mulheres em situação de violência: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.
O objetivo principal é facilitar o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.
Por Cacau Bispo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo