Notícias
FNRH
Ministério do Turismo se reúne com o setor hoteleiro para tratar do prazo de implementação da nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes
Imagem: Reprodução
O Ministério do Turismo deu mais um importante passo para a modernização do setor de hospitalidade no Brasil. Nesta quinta-feira (29), o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Augusto Rocha, se reuniu com as entidades representativas dos meios de hospedagem integrantes do Conselho Nacional do Turismo. O objetivo do encontro foi alinhar junto ao trade o prazo de adesão à FNRH e solicitar o engajamento do setor junto ao Ministério do Turismo.
A reunião, realizada em formato virtual, funcionou como um espaço estratégico de diálogo entre o governo federal e o trade turístico. Durante a conversa, foi possível apresentar as funcionalidades da nova ferramenta, esclarecer dúvidas operacionais dos hoteleiros presentes e ouvir as demandas de quem está na ponta do atendimento aos turistas.
Essa aproximação reforça o compromisso da Pasta em construir soluções conjuntas que desburocratizem o turismo nacional. A modernização do registro de hóspedes é uma demanda antiga do setor e promete trazer mais agilidade e segurança tanto para os estabelecimentos quanto para os viajantes que circulam pelo país.
Para o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Augusto Rocha, o engajamento do setor é fundamental para o sucesso desta iniciativa. Ele destacou que a parceria entre o Ministério do Turismo, as entidades representantes do setor, os meios de hospedagem e os gestores públicos garantirá uma adesão tranquila e eficiente ao novo modelo.
“Trabalhando em conjunto com os meios de hospedagem, essa implementação se torna mais eficaz. Hoje, nos reunimos para tirar dúvidas, mas também para lembrarmos que estamos à disposição durante esse processo de transição, que é o futuro do nosso setor”, afirmou o secretário durante o encontro.
Agilidade - A grande novidade da nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes é que ela passa a ser 100% digital, eliminando a necessidade de formulários de papel e o acúmulo de arquivos físicos. Com a mudança, o check-in torna-se on-line, automático e muito mais rápido, garantindo maior eficiência operacional para os meios de hospedagem e mais comodidade para o turista na hora da chegada.
Os meios de hospedagem devem ficar atentos ao prazo: a adesão ao novo sistema deve ser feita até o dia 19 de fevereiro de 2026. A digitalização não apenas simplifica a rotina da recepção, mas também melhora a qualidade dos dados turísticos coletados, essenciais para o planejamento de políticas públicas para o setor.
Confira AQUI o vídeo institucional de como aderir à Ficha Nacional de Registro de Hóspedes Digital.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo