Notícias
SEGURANÇA
Ministério do Turismo realiza oficina para propor ações de segurança turística
A segurança sanitária está entre os eixos a serem trabalhados. Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil
Desenvolver propostas para aumentar a percepção de segurança na atividade turística. Esse foi o objetivo de uma oficina virtual realizada nesta quinta-feira (20.05) entre o Ministério do Turismo e a Embratur com foco na melhora da experiência dos viajantes no Brasil. A iniciativa integra um conjunto de ações que estão sendo desenhadas para subsidiar políticas integradas com outros órgãos federais, estaduais e municipais na garantia da segurança entre os turistas nos atrativos nacionais.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a discussão e a proposição de medidas nesse tema é de suma importância, visto que o país tem batalhado na melhoria da sensação de segurança nos destinos. “É um esforço meu e da minha gestão deixar esse legado de garantir a segurança do turista no nosso Brasil. Precisamos nos esforçar e divulgar aos brasileiros e estrangeiros que é seguro viajar pelo país e aproveitar as maravilhas que só o Brasil tem”, destaca Machado Neto.
A ideia é trabalhar em eixos que envolvem as seguintes áreas: Vigilância Sanitária, Segurança Pública, Prevenção à Exploração de Crianças e Adolescentes no Turismo, Defesa Civil e do Consumidor, Transporte e Comunicação Positiva. Entre as contribuições estão a possibilidade de realização de campanhas que incentivem os turistas a adotarem o “Turismo Responsável” e que impulsionem a adesão de empresas ao Código de Conduta Brasil – que tem por objetivo orientar e estabelecer padrões de comportamento ético quanto a prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Além disso, foi citada a possibilidade de criação de indicadores relacionados à segurança pública entre os entes do país e a realização de um diagnóstico de segurança turística. Outras propostas foram a realização de campanhas de segurança no trânsito e a criação de mecanismos que alertem os turistas e a população em geral sobre os desastres naturais que possam acontecer na região a ser visitada.
“Temos que otimizar estes momentos para resolver e dar sequência ao trabalho já iniciado por nós. Esse é um tema muito especial ao ministro Gilson Machado Neto, que quando assumiu trouxe essa pauta que já tinha sido levantada por ele enquanto era presidente da Embratur. Já estamos com algum avanço muito tímido, mas precisamos de olhares mais ampliados”, disse o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.
Na última semana, o ministro Gilson Machado Neto se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. Na ocasião, Machado Neto solicitou o levantamento dos números em segurança pública de várias cidades turísticas do Brasil com o objetivo de reforçar a capacidade dos destinos receberem bem seus visitantes, sejam eles nacionais ou internacionais. Torres, por sua vez, demandou à sua equipe que ratifique os dados com os estados para posterior alinhamento com o Ministério do Turismo e divulgação.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo