Notícias
GRANDES EVENTOS
Ministério do Turismo lança Websérie sobre Retomada dos Grandes Eventos
Retomada do Espetáculo da Paixão de Cristo. Crédito: Roberto Castro
Os grandes eventos são importantes geradores de fluxo turístico nos destinos brasileiros e vivem sua retomada no país, motivada pelo aumento da imunização da população contra a Covid-19. Apesar de ter sido um dos últimos segmentos a vivenciar o retorno de atividades, eventos grandiosos já são registrados em todas as regiões do país, contribuindo para a movimentação dos municípios onde são realizados. Pensando nisso, o Ministério do Turismo está produzindo uma Websérie sobre a Retomada dos Grandes Eventos. A cada semana, as redes sociais da Pasta exibirão episódios inéditos.
O objetivo é retratar a emoção vivida com a volta de espetáculos, festivais, manifestações religiosas e festas populares. A primeira produção da série retrata a retomada do Espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus (PE). Realizada entre os dias 09 e 16 de abril, o evento reuniu 45 mil expectadores, gerou R$ 200 milhões em negócios e 11 mil empregos diretos e indiretos nos sete dias de realização.
“Como ministro do Turismo, ver essa retomada dos grandes eventos nos enche de felicidade e de confiança de que nosso setor retornará aos patamares observados no pré-pandemia e, mais do que isso, superará nossas expectativas. Para apoiar nessa volta das grandes festividades, contamos com um Calendário Nacional de Eventos, bem como a divulgação por meio dos nossos canais de comunicação”, afirmou o ministro do Turismo, Carlos Brito.
A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é realizada no maior teatro ao ar livre do mundo, cercado por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. A encenação, que conta com 450 atores e figurantes, além de centenas de outros profissionais envolvidos, reproduz arruados, ruelas, grandes pátios e jardins da Jerusalém dos tempos de Jesus, como os cenários do Templo, do Fórum Romano, do Palácio de Herodes, da Via Sacra e do Monte do Calvário.
Ao longo dos anos, o espetáculo da Paixão de Cristo já atraiu mais de 4 milhões de espectadores, muitos deles turistas de outros estados e do exterior. Os reflexos do aumento do fluxo de turistas durante o evento também são sentidos no comércio dos municípios do Agreste Pernambucano situados no entorno de Nova Jerusalém, como Caruaru, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.
CALENDÁRIO DE EVENTOS - O Calendário de Eventos do Ministério do Turismo é uma plataforma criada para auxiliar o turista a se programar e conhecer eventos que acontecem ao longo do ano em todo o país. A ferramenta também ajuda na promoção e divulgação das festas regionais, responsáveis por grandes fluxos turísticos. O Calendário é construído de forma colaborativa e conta com o apoio das secretarias estaduais de Turismo e dos organizadores de eventos, que enviam o conteúdo das festas para o MTur.