Notícias
PARCERIA
Ministério do Turismo fortalece estratégia de promoção do Brasil no exterior em reunião com a Embratur
Fotos: Rafael Medelima
Para alinhar as estratégias que irão ampliar a presença do Brasil no mercado internacional ao longo de 2026, o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, recebeu nesta terça-feira (13) o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Juntos, eles discutiram estratégias para ampliar e fortalecer a coordenação das políticas de promoção do país no exterior, com foco em planejamento, inteligência de dados, conectividade aérea e participação em feiras internacionais.
Entre as diretrizes propostas, estão a ampliação da participação brasileira em feiras internacionais, com estratégias adaptadas a cada mercado, e o uso de inteligência de dados para embasar políticas públicas e decisões de promoção turística. As ações reforçam a imagem do Brasil como destino sustentável, diverso, culturalmente rico e competitivo no cenário global.
Para o ministro Gustavo Feliciano, a integração entre o Ministério do Turismo e a Embratur é fundamental para transformar resultados em desenvolvimento. “A aproximação institucional fortalece a capacidade do país de competir internacionalmente e quem ganha é o brasileiro”, destacou.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apresentou os principais eixos do Plano Brasis, o Plano de Marketing Internacional da Agência, lançado em 2025. “Temos atuado de forma direcionada na articulação com os mercados emissores, na valorização da diversidade dos destinos brasileiros e na construção de uma imagem internacional do Brasil associada à sustentabilidade, à cultura, à natureza e à economia criativa”, explicou.
MOMENTO HISTÓRICO - O encontro ocorre em um momento histórico para o setor. Em 2025, o Brasil alcançou a marca de 9,2 milhões de turistas internacionais, resultado que reflete o trabalho integrado liderado pelo Ministério do Turismo em articulação com a Embratur e demais parceiros. Esses visitantes internacionais já deixaram no país, até novembro de 2025, US$ 7,17 bilhões na economia nacional, nos mais variados destinos brasileiros, uma alta de 8,41% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, segundo a mais recente edição do Barômetro Mundial do Turismo (World Tourism Barometer), relatório da ONU Turismo, o Brasil apresentou um crescimento 45% nas chegadas de visitantes estrangeiros, superando países como Vietnã e Egito (ambos com 21%), além de Etiópia e Japão (18%).
Ao final da reunião, as duas instituições reafirmaram o compromisso de trabalhar de forma conjunta para consolidar o Brasil como um dos principais destinos turísticos do mundo, com uma política nacional de promoção internacional alinhada às metas de crescimento sustentável e desenvolvimento regional lideradas pelo Ministério do Turismo.