Notícias
AGENDA
Ministério do Turismo e Iphan restauram anexo da Estação Central de Recife (PE)
Ministro Gilson Machado Neto participa da entrega da restauração do Edifício Rosa III, em Recife (PE). Crédito: Roberto Castro/MTur
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou nesta segunda-feira (28.03), em Recife (PE), da cerimônia de entrega da restauração do Edifício Rosa III, imóvel anexo do pátio ferroviário da Estação Central da cidade. O espaço na capital pernambucana será a nova sede da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.
O local recebeu cerca de R$ 3, 7 milhões em melhorias, que conciliaram a preservação do bem cultural com a necessidade de adequá-lo aos novos usos. O imóvel também sediará o escritório regional da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). Participaram do evento a presidente do Iphan, Larissa Peixoto; o presidente da Embratur, Carlos Brito, e parlamentares federais e estaduais.
No espaço, o cidadão poderá consultar todo o acervo documental e arquivístico existente na Biblioteca Almeida Cunha e no Arquivo do Iphan. As áreas serão reabertas ao público quando estiverem definitivamente instalados na nova sede. Além de promover palestras de educação patrimonial, a Biblioteca recebe reuniões técnicas entre gestores municipais e estaduais, a comunidade local e diversos atores da cultura pernambucana.
O ministro Gilson Machado Neto destacou a importância de o prédio histórico voltar para uso da sociedade. “O governo do presidente Jair Bolsonaro tem priorizado a entrega de obras que vão fazer a diferença na vida das pessoas, gerando emprego e desenvolvimento para a cidade”, disse. “Essa edificação belíssima, além de ser sede do Iphan em Recife, ficará aberta para a população desfrutar da biblioteca, de palestras e eventos culturais”, completou.
Oriundo da Rede Ferroviária Federal S/A. (RFFSA), o Rosa III, situado na Praça Visconde de Mauá, no bairro São José, é um dos três edifícios que compõem a Estação Central de Recife. Por força da Lei nº 11.483/2007, que trata da revitalização do setor ferroviário, cabe ao Iphan zelar pela guarda e manutenção dos bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural provenientes da extinta RFFSA.
A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, agradeceu a todos os envolvidos nas obras de restauração do espaço e ressaltou a relevância da local para o estado de Pernambuco. “Hoje devolvemos para a população parte de sua história, que foi restaurada com todo o carinho e empenho pelo Iphan. Será uma grande honra usar essas instalações para as atividades regionais do Instituto. Parabéns a todos!”, disse.
Vale destacar que a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), do Governo do Estado, protege todo o patrimônio ferroviário pernambucano por meio de tombamento temático. Além disso, com consultoria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Iphan desenvolve uma normatização para os bairros do Recife, São José e Santo Antônio.
Entre outras ações, o trabalho pretende inserir o Edifício Rosa III em uma área de entorno a bens tombados, que, por sua vez, também estão sendo delimitados. Desse modo, a proteção ao Patrimônio Cultural dos bairros será reforçada, garantindo o devido reconhecimento de monumentos que guardam a história e a identidade pernambucanas.
INVESTIMENTOS - O Iphan tem trabalhado em uma série de ações voltadas ao Patrimônio Cultural edificado em Pernambuco. Nos últimos anos, já foram mais de R$ 40 milhões investidos em obras no estado. Em Recife, além da restauração completa da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, também houve a conclusão das obras civis das igrejas Matriz de Santo Antônio e São Pedro dos Clérigos.
Atualmente, encontra-se em execução o restauro dos bens integrados da Igreja São Pedro dos Clérigos, com previsão de término em 2022. Já a obra dos bens móveis e integrados da Matriz de Santo Antônio será iniciada neste ano. Na cidade de Olinda, vizinha a Recife, são realizadas obras na Igreja de São Pedro Mártir de Verona. Também foram iniciadas outras três intervenções em bens tombados do município: o Seminário de Olinda, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco e o Convento Franciscano, com serviços para a estabilização dos azulejos.
MORADIAS - Ainda nesta segunda-feira, em Jaboatão dos Guararapes (PE), o ministro do Turismo participou da entrega de 280 unidades habitacionais do Programa Casa Verde e Amarela, do Ministério do Desenvolvimento Regional. De 2019 a 2021, o estado de Pernambuco foi contemplado com 48.843 unidades habitacionais por meio do governo federal, beneficiando 195.372 pessoas.
Por Rafael Brais, com informações do Iphan
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo