Notícias
Cidades Criativas
Ministério do Turismo debate economia criativa e desenvolvimento de destinos em encontro da UNESCO
O Ministério do Turismo participa do IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da UNESCO (IX ECRIATIVA), realizado em Brasília (DF) até a próxima sexta-feira (28.11). Durante o painel “Brasil Criativo”, que também reuniu representantes do Ministério da Cultura, da Embratur e do Ministério das Relações Exteriores, foram debatidas estratégias para impulsionar o desenvolvimento de destinos turísticos por meio da economia criativa.
O evento contou com a participação da coordenadora-geral de Inovação, Inteligência e Estatísticas do Turismo do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt, e da coordenadora de Inovação e Transformação de Destinos Turísticos do órgão, Angela Baltazar. As representantes apresentaram a visão da Pasta sobre como a integração entre turismo e criatividade pode gerar diferenciais competitivos para as cidades brasileiras.
“A qualidade técnica dos dossiês que recebemos neste ano para a candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO é um indicativo claro do amadurecimento do nosso setor. Não estamos falando apenas de documentos, mas de planos de desenvolvimento robustos, que comprovam que os destinos brasileiros estão, de fato, preparados para competir no cenário global. Ficamos extremamente satisfeitos em ver como essas cidades avançaram na temática da economia criativa, utilizando a inovação e a inteligência de dados para estruturar suas ofertas. Isso reflete a força do turismo brasileiro não apenas como uma atividade de lazer, mas como um vetor estratégico de desenvolvimento econômico e social”, destacou Bárbara Blaudt.
Já Angela Baltazar enfatizou a relevância de parcerias e cooperações internacionais. Segundo a coordenadora, a aproximação com instituições a exemplo da UNESCO funciona como um “assegurador” para a promoção e a qualificação dos destinos nacionais no cenário global. Além das apresentações, as profissionais do Ministério do Turismo ofereceram dicas práticas aos destinos que almejam integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade.
Clique AQUI para conferir a transmissão completa da roda de conversa.
IMPULSO – A participação do Ministério do Turismo no evento foi recebida como um incentivo técnico fundamental pelos gestores municipais presentes. Luciana Batista, diretora do Departamento de Infraestrutura Turística da Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Manaus-AM), ressaltou a importância do diálogo.
“Nós batemos na trave na última edição, mas vimos esse momento como uma oportunidade para discutirmos novas perspectivas. Queremos tentar novamente o reconhecimento como Cidade Criativa, e a participação e falas da Ângela e da Bárbara foram de extrema importância para nos prepararmos mais ainda”, afirmou Luciana.
CIDADES CRIATIVAS – As Cidades Criativas da UNESCO são destinos que utilizam a cultura, a criatividade e a inovação como eixos centrais do seu desenvolvimento urbano e econômico. Fugindo da dependência exclusiva de atrações tradicionais, estes locais investem na indústria criativa, que engloba atividades ligadas a design, gastronomia, música, literatura, cinema, artesanato e a artes populares, entre outras, para construir uma identidade única e oferecer experiências autênticas.
O conceito transforma a localidade em um palco onde a produção cultural é visível, acessível e vibrante, atraindo um perfil de turista que busca interação e aprendizado. A Rede de Cidades Criativas da UNESCO reconhece esses destinos como laboratórios de ideias, nos quais a criatividade é o motor da sustentabilidade e da inclusão social.
ENCONTRO – Organizado pelo Instituto ACDF (Associação Comercial do Distrito Federal), com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o IX ECRIATIVA tem como tema central “Territórios Criativos do Brasil para o Mundo”. O evento reúne gestores públicos, especialistas nacionais e internacionais, além de representantes das 15 cidades brasileiras que já integram a rede da UNESCO. O objetivo é fortalecer grupos colaborativos, articular políticas públicas e ampliar a visibilidade do Brasil no exterior como um destino turístico criativo, gerando novos negócios e parcerias estratégicas.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo