Notícias
Capacitação
Ministério do Turismo apresenta novo modelo digital da ficha nacional de registro de hóspedes no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/ABIH-RJ
O Ministério do Turismo promove, nesta quarta-feira (29), no Rio de Janeiro (RJ), um evento de capacitação para apresentar a nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) Digital. A iniciativa, realizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH/RJ) e o HotéisRIO, está treinando gratuitamente os profissionais da hotelaria sobre a nova ferramenta, que revoluciona a experiência de hospedagem no Brasil.
O encontro é destinado a profissionais que atuam nos setores de recepção, reservas e tecnologia da informação dos meios de hospedagem. Durante a agenda, o ministério apresentou as funcionalidades da FNRH Digital, uma plataforma desenvolvida em parceria com o SERPRO que substitui o tradicional preenchimento em papel, tornando o processo de check-in mais simples, rápido e seguro.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a FNRH Digital é um avanço que beneficia toda a cadeia do turismo. "Estamos dando um passo fundamental na modernização da nossa hotelaria. A FNRH Digital significa menos burocracia para o empresário, mais agilidade e segurança para o turista e, para o governo, dados de inteligência de altíssima qualidade. Com essa ferramenta, o Brasil se alinha ao que há de mais moderno no mundo, mostrando que nosso turismo é inovador e está focado em oferecer a melhor experiência possível", destaca o ministro.
A modernização da ficha é uma demanda antiga do setor e um passo importante para a transformação digital do turismo brasileiro. A nova ferramenta permitirá o pré-check-in por meio de QR Code e a integração com os sistemas de gestão dos hotéis, além de utilizar a segurança da plataforma gov.br para a autenticação dos hóspedes, alinhando o Brasil às práticas mais modernas do turismo internacional.
O evento no Rio de Janeiro conta com a participação de especialistas do MTur e do SERPRO para tirar dúvidas e demonstrar o funcionamento do novo sistema, garantindo que o setor hoteleiro esteja preparado para adotar a tecnologia e oferecer uma experiência ainda melhor aos seus clientes.
A Coordenadora de Apoio à Formalização dos Prestadores de Serviços Turísticos, Ângela Cascão, ressaltou o impacto positivo da ferramenta na rotina dos hotéis. "Estamos virando uma página importante na hotelaria brasileira, substituindo o papel por uma solução digital, ágil e segura. A FNRH Digital foi pensada para simplificar a rotina do empresário, reduzindo custos e burocracia, e permitindo que a equipe da recepção dedique mais tempo ao que realmente importa: acolher bem o turista. Além de modernizar o check-in, essa ferramenta gera dados estratégicos que nos ajudarão a construir políticas públicas mais eficientes, fortalecendo o setor como um todo", afirmou.
Já o Coordenador-Geral de Tecnologia da Informação do MTur, Mário Andrade, focou nos aspectos de segurança e integração da nova plataforma. "A FNRH Digital é um projeto que une modernização e segurança. Desenvolvida em parceria com o SERPRO, a plataforma utiliza a segurança da autenticação do governo e está totalmente alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Pensamos em uma solução que pudesse ser integrada aos sistemas de gestão hoteleira, automatizando o envio de dados e eliminando o retrabalho. É uma ferramenta que oferece confiabilidade para o hóspede, para o empresário e para o governo", explicou.
NOVA FNRH - Prevista na Lei Geral do Turismo, a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) é um documento que todos os hóspedes devem preencher no momento do check-in. A versão digital, desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o SERPRO, moderniza esse processo, trazendo uma série de benefícios:
- Para o turista: A principal vantagem é a agilidade. Com a possibilidade de fazer um pré-check-in por meio de um QR Code e a integração com a conta gov.br, o processo na recepção se torna muito mais rápido e sem filas, além de garantir a segurança dos dados pessoais, em conformidade com a LGPD.
- Para o empresário: A digitalização representa economia de tempo e de custos com papel e armazenamento. A plataforma permite a automação do envio de dados, a integração com os sistemas de gestão do hotel (PMS) e a geração de relatórios em tempo real, além de oferecer maior segurança jurídica.
- Para o Brasil: A FNRH Digital fornecerá dados estratégicos e estatísticas confiáveis em tempo real sobre o fluxo de turistas, permitindo um planejamento mais assertivo de políticas públicas para o setor. A modernização também alinha o Brasil às práticas globais de turismo, contribuindo para a imagem do país como um destino inovador e seguro.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo