Notícias
TURISMO RESPONSÁVEL
Ministério do Turismo apresenta ações de fomento ao turismo responsável na Terra Indígena Limão Verde
Foto: Equipe MTur
O Ministério do Turismo (MTur) lançou em Aquidauana (MS) uma iniciativa que desenvolverá oficinas e diversas ações para o desenvolvimento do Plano de Visitação Turística da Terra Indígena Limão Verde
A ação, uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), integra o Projeto “Brasil, Turismo Responsável”. O trabalho orienta quanto à implementação de práticas de turismo responsável, focadas na conservação ambiental, na valorização da cultura local e no fortalecimento de comunidades tradicionais.
“Essa iniciativa reafirma o compromisso do Ministério do Turismo com um modelo de desenvolvimento mais justo, que valoriza a diversidade cultural e respeita os modos de vida das comunidades tradicionais”, afirmou Carolina Fávero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do Ministério do Turismo.
A Terra Indígena Limão Verde, de etnia Terena, localizada no município de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul foi selecionada para representar a região Centro-Oeste nas ações do projeto. Trata-se do segundo grupo beneficiado após a comunidade pataxó Porto do Boi, de Porto Seguro (BA), representando o Nordeste do país.
O desenvolvimento do Plano de Visitação Turística ocorrerá com participação comunitária, envolvendo qualificação, sensibilização e organização para a atividade turística sustentável.
“Construir, junto com o povo Terena, um Plano de Visitação Turística participativo é um passo concreto para garantir que o turismo seja uma ferramenta de fortalecimento territorial, de valorização da cultura dos povos originários, de geração de renda e de conservação ambiental”, acrescentou Carolina Fávero.
O lançamento do projeto reuniu várias lideranças e integrantes de instituições envolvidas no desenvolvimento turístico região. Entre elas, o cacique Ademilson Souza, anfitrião da Aldeia Limão Verde; cacique Jaime Rafael, da Aldeia Buritizinho; cacique Paulo Almorim, da Aldeia Córrego Seco; representantes da Prefeitura Municipal de Aquidauana, em nome do prefeito Mauro Luiz; da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, representando o Governo de Mato Grosso do Sul; do Ministério dos Povos Indígenas e da Funai, com a presença de Elvis Terena.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, responsável pela coordenação dos trabalhos, foi representada pelo professor Ricardo Lanzarini, e o indígena Enoque Raposo foi apresentado como consultor e facilitador contratado para o processo de construção participativa do Plano de Visitação Turística. Membros da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) também estiveram presentes, com a participação de integrantes da reitoria e da diretoria da instituição.
SUPORTE – A iniciativa reforça a atuação do MTur na promoção de políticas públicas voltadas ao turismo sustentável e responsável em territórios indígenas. As ações decorrem de Acordo de Cooperação Técnica firmado no ano de 2024 com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Embratur e os ministérios dos Povos Indígenas e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo