Notícias

RETOMADA

Mais de 1,7 milhão de pessoas viajarão pelo país no feriado de 12 de outubro

Grande parte dos aeroportos do país espera aumento na movimentação de passageiros em comparação com o mesmo período o ano passado
Publicado em 08/10/2021 13h40 Atualizado em 08/10/2021 17h36

Principais aeroportos do país terão grande movimentação de passageiros neste feriado. Crédito: Arquivo MTur

O próximo feriado prolongado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, deve movimentar os aeroportos do país e, consequentemente, o turismo brasileiro. Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo aponta que mais de 1,7 milhão de pessoas devem passar pelos principais terminais aeroportuários do Brasil entre esta sexta-feira (08.10) e a próxima quarta-feira (13.10). Os Aeroportos Internacionais de Guarulhos e Viracopos-Campinas estão entre os mais movimentados, recebendo cerca de 365 mil e 242 mil passageiros, respectivamente.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a estimativa é animadora e mostra que o turismo está voltando a ser o que era antes. “Os turistas estão ganhando mais confiança em viajar pelo país graças às medidas adotadas pelo governo federal, que criou protocolos sanitários e avança, cada dia mais, na imunização do povo brasileiro. Estamos voltando aos níveis pré-pandemia e vamos além, trabalhando para ver todo o potencial do nosso setor se tornar uma realidade”, destacou o ministro.

Segundo dados da Infraero, cerca de 700 mil pessoas são esperadas nos terminais administrados pela operadora, mais de 60% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Apenas o aeroporto de Congonhas aguarda 198 mil passageiros, número 122% maior do que o registrado em 2020. Assim como o terminal paulista, dos 37 aeroportos operados pela Infraero, 27 estimam aumento no número de viajantes para este ano durante o feriadão de 12 de outubro em comparação com 2020.

Os aeroportos de Fortaleza e Confins (MG) também esperam uma grande movimentação de pessoas, com estimativa de receber, respectivamente, 66 mil e 110 mil passageiros. O terminal internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, aguarda 82 mil passageiros durante o feriado, um crescimento de 68% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já o aeroporto de Brasília, maior centro de conexões de voos do país, espera uma movimentação de 190 mil passageiros e 1.435 voos, sendo dez extras para atender a demanda. Segundo a Inframerica, que administra o terminal, a movimentação deste feriado deve ser 5% superior ao último feriado de 7 de setembro.

Entre os destinos mais buscados pelos viajantes para os próximos dias estão as capitais do Nordeste, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

CARTILHA - Os ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública lançaram, no último mês, a primeira edição da publicação “Consumidor Turista”, que reúne dicas e orientações sobre as relações de consumo e que pode garantir melhores experiências aos turistas. As primeiras três edições da publicação são voltadas ao setor aéreo, que se subdivide em antes, durante e depois da viagem. A publicação conta com a colaboração da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Acesse AQUI.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL – O Selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo, busca auxiliar a retomada de atividades do setor seguindo requisitos de biossegurança. A iniciativa estabelece protocolos sanitários recomendados a 15 segmentos que integram o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações aos turistas. Atualmente, o certificado já foi emitido por mais de 29 mil estabelecimentos turísticos do país. Saiba mais AQUI.

 

Por Vanessa Castro

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Viagens e Turismo