Notícias
Hotel flutuante na selva
Um hotel de selva flutuante, uma reserva de floresta inundável seis meses ao ano, uma comunidade consciente de seu papel na preservação de um patrimônio natural: isto é a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas.
Em Mamirauá, o turismo contribui para preservação da região e constitui fonte de renda para a população. Segundo o pesquisador, Rodrigo Ozório, o turismo foi identificado como alternativa econômica para a população da reserva em 1998.
“O modelo de desenvolvimento do turismo na região foi pensado de forma a incluir a comunidade local na preservação”, explica Ozório. Hoje, 72 pessoas de sete comunidades locais estão envolvidas com a atividade turística na reserva.
O projeto está representado no estande de Turismo de Base Comunitário, no 5° Salão do Turismo, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP). Além do projeto do Mamirauá, o visitante do evento pode conferir, no espaço, outros 15 projetos apoiados pelo Ministério do Turismo (MTur).
Os interessados em observar e vivenciar a vida selvagem da reserva Mamirauá podem optar por pacotes de três, quatro ou sete noites. A reserva conta com hotel de selva flutuante com capacidade para 20 pessoas.
Entre as atividades oferecidas, estão os passeios de barco e canoa pelos iguapós, a pescaria artesanal, a observação da fauna e flora, a vivência com as comunidades e palestras com pesquisadores.
Segundo o supervisor das atividades turísticas da reserva, Antônio Rodrigues, o passeio de canoinha, guiado pelo próprio, é o mais pedido pelos turistas. Ozório lembra que, além da observação da fauna e flora e do modo de vida das comunidades, os turistas, em sua maioria americanos, ingleses e franceses, têm interesse em saber sobre as estratégias de desenvolvimento sustentável implementadas na reserva.
O hotel de selva, por exemplo, tem sistema de filtragem de dejetos, capitação de energia solar e de água da chuva. A sustentabilidade ambiental, social e econômica é o foco do turismo na região. Ozório explica que os lucros do hotel são destinados para um fundo de desenvolvimento comunitário, que financia projetos para a comunidade.
Para mais informações acesse www.pousadauacari.com.br ou www.uakarilodge.com.br.