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Grandes eventos aquecem turismo e economia em destinos nacionais
Grandes eventos movimentam o turismo em destinos nacionais ao longo do mês de setembro. Crédito: Flickr dos eventos e divulgação
O mês de setembro promete uma intensa movimentação de turistas em destinos brasileiros que vão receber grandes eventos nacionais e internacionais. De esporte a música, passando pela celebração da diversidade e a promoção de negócios no setor, o fluxo de visitantes impacta positivamente as economias locais, proporcionando um forte incremento de recursos e a geração de emprego e renda.
Um dos exemplos vem de São Paulo (SP), que se prepara para o NFL Experience (National Football League), da liga de futebol norte-americano. Inédito no país, o evento, de 06 a 08 de setembro, inclui uma partida entre os times Philadelphia Eagles e Green Bay Packers na Neo Química Arena e também vai oferecer uma fan fest. A expectativa é que o encontro atraia 45 mil pessoas, sendo 10 mil estrangeiros, movimentando R$ 337 milhões na capital paulistana.
No dia 08 de setembro, Salvador realizará a 21ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia. Ponto alto da VIII Semana da Diversidade Cultural da capital baiana, iniciada ainda no último dia 1º e que tem na programação debates, palestras e seminários, a festa acontecerá na Avenida Oceânica, saindo da Avenida Ademar de Barros (Ondina) até o Farol da Barra, cartão postal da capital baiana, com a estimativa de reunir 500 mil pessoas.
Já o Rio de Janeiro (RJ) sediará um dos principais eventos de música do planeta: o Rock in Rio. De 13 a 22 de setembro, o icônico festival, com previsão de público de 700 mil pessoas, vai reunir os maiores artistas da cena global. Comemorando 40 anos na edição de 2024, o evento na Cidade do Rock pode movimentar cerca R$ 2,9 bilhões - um recorde desde a edição de 2017 (R$ 2,4 bilhões) - e gerar 32,6 mil empregos, segundo cálculos da Fundação Getulio Vargas (FGV).
A agenda de eventos também se estende à região Norte. No dia 23 de setembro, a cidade de Macapá (AP) organiza a tradicional celebração do Equinócio da Primavera, que simboliza a chegada da estação mais florida do ano no Hemisfério Sul (quando os dias e as noites têm a mesma duração, de 12 horas). Será uma vasta programação cultural no monumento Marco Zero do Equador, um dos principais pontos turísticos da capital do estado.
Brasília (DF), por sua vez, vive a expectativa da 51ª ABAV Expo 2024, uma das maiores feiras do turismo da América Latina, que acontecerá de 26 a 28 de setembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Retornando à capital federal após 20 anos, o encontro da Associação Brasileira de Agências de Viagens - que pela primeira vez terá um dia aberto ao público - deve reunir 42 mil profissionais e mais de 2 mil marcas, movimentando aproximadamente R$ 30 milhões.
RETROSPECTO - No ano passado, grandes eventos também aqueceram o turismo nacional. Em maio, no Rio, segundo autoridades municipais, o aguardado show gratuito da cantora Madonna atraiu 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, sendo 150 mil turistas, fazendo circular R$ 300 milhões. Um pouco antes, no mês de março, o Lollapalooza, na capital paulistana, recebeu mais de 240 mil pessoas e gerou um impacto de R$ 931,3 milhões, conforme dados da Prefeitura Municipal.
CENÁRIO - Números de maio da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor de eventos de cultura e entretenimento avançou 2,7% no acumulado de 12 meses em relação ao mesmo período de 2023. O segmento apresentou, ainda, um crescimento de 24,2% na abertura de empregos ante os mesmos cinco primeiros meses do último ano, com a criação de 10,2 mil vagas.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo