Notícias
Foto da Semana: Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina
A região oferece uma paisagem magnífica. Os cartões-postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja (foto). Crédito: Renato Soares/MTurDestinos
A Foto da Semana, do fotógrafo Renato Soares, traz imagem do Morro da Igreja, no Parque Nacional de São Joaquim, situado na região serrana do estado de Santa Catarina. A criação do Parque, em julho de 1961, está ligada à necessidade de proteção dos remanescentes de Matas de Araucárias, encontradas em abundância dentro de seus 49.800 hectares. O Parque está inserido no bioma Mata Atlântica.
Além de conservar ecossistemas existentes na Unidade de Conservação, ela foi criada com o objetivo de promover a educação ambiental, a pesquisa e a visitação pública. O Parque é composto por rochas vulcânicas, denominadas Basalto, que formam, conjuntamente com as formações de Arenito, um local propício à recarga e descarga do Aquífero Guarani. Estudos datam estas formações em aproximadamente 133 milhões de anos.
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo