Notícias
ROTAS NEGRAS
Estudo sofre afroturismo no Brasil é lançado dentro do programa Rotas Negras
Foto: Estudo técnico "Rotas Negras: Estudos sobre Afroturismo no Brasil"
Para ampliar e incentivar reflexões e qualificar as discussões sobre os temas ligados ao afroturismo no Brasil, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) desenvolveu o estudo técnico "Rotas Negras: Estudos sobre Afroturismo no Brasil". O material, elaborado no âmbito do Programa Rotas Negras, o qual o Ministério do Turismo é parceiro, apresenta dados e diretrizes relevantes sobre a estruturação do afroturismo como vetor de desenvolvimento sustentável, justiça econômica e valorização do patrimônio cultural negro.
Para isso, o livro traz um conjunto de resultados e recomendações úteis para a consolidação das Rotas Negras de Turismo no Brasil, a partir da valorização das memórias, patrimônios e da transformação social por meio da articulação das políticas de igualdade racial às dinâmicas do turismo cultural, da economia criativa e do fortalecimento das comunidades negras.
O livro foi elaborado por pesquisadores do grupo de ensino, pesquisa e extensão diversifica: Inclusão e Diversidade e apresenta estudos exploratórios sobre potenciais culturais e patrimoniais negros do país, com destaque para territórios, experiências e práticas que entrelaçam identidade, ancestralidade, economia solidária e sustentabilidade.
O material traz um mapa interativo online das rotas negras de afroturismo no Brasil, oportunidades e desafios do segmento, um levantamento etnográfico de rotas negras de turismo afrocentrado no Brasil e produções acadêmicas sobre rotas negras e afroturismo em território nacional.
Acesse o estudo aqui.
AFROTURISMO - O segmento tem ganhado força e evidência na agenda do Governo do Brasil. Por meio do Rotas Negras, o Ministério do Turismo desenvolve uma série de iniciativas para promover o afroturismo e o turismo de base comunitária. O objetivo é impulsionar a atividade no Brasil, valorizando a cultura afro-brasileira, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades negras e ampliando oportunidades de geração de emprego e renda.
Coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial e organizado em parceria entre o Ministério do Turismo e outros órgãos federais, o programa apoia a criação de roteiros turísticos baseados na ancestralidade africana, em comunidades quilombolas, terreiros, manifestações culturais e experiências que fortalecem a memória e a identidade afro-brasileira.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo