Notícias
AGENDA
Em Pernambuco, ministros do Turismo e de Minas e Energia participam de inauguração de usina solar
Ministro do Turismo visita nova usina fotovoltaica de Pernambuco. Crédito: Ubiraraja Machado/MTur
Os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participaram nesta sexta-feira (09.07), em São José do Belmonte (PE), da inauguração da Usina Fotovoltaica Brígida. O presidente da Embratur, Carlos Brito, também esteve presente no evento.
O projeto, uma parceria da Solatio com a Perfin e a Mercury Renew, ocupa 186,9 hectares no município pernambucano e vai gerar aproximadamente 180.000 MWh ano / 20 MW médios, com potência de 80 MW. As obras geraram 2.500 empregos diretos e indiretos. Quando o complexo estiver concluído, em 2022, será uma das maiores usinas fotovoltaicas da América Latina.
Durante o evento, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, parabenizou a iniciativa da Solatio e destacou a confiança que o governo do presidente Jair Bolsonaro está gerando nos investidores. Machado Neto também ressaltou o potencial energético do semiárido nordestino e como isso pode ajudar no turismo.
“Sem energia não tem turismo, como também sem saúde não tem turismo. Um dos maiores custos hoje na hotelaria, na hospedagem, ainda é a energia e isso aqui faz com que o setor de energia diminua o custo”, disse. “O nosso semiárido tem mais de 982.000 km². Aqui é o melhor lugar do mundo. Nada se compara ao sertão nordestino para este fim”, concluiu.
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o evento desta sexta-feira foi o mais emocionante em dois anos e meio como ministro. Albuquerque também reforçou os valores que serão destinados ao setor em um futuro próximo. “No Brasil, nos próximos dez anos, a energia solar terá investimentos de R$ 100 bilhões e o Nordeste será extremamente participante desse processo”, declarou.
Para o presidente da Solatio, Pedro Vaquer, é uma alegria poder ver que depois de tantos anos no Brasil, um sonho virou realidade. Vaquer agradeceu a presença dos ministros e salientou o empenho de Machado Neto em defender o Brasil e o turismo. “E alguém pode perguntar o que faz o Ministério do Turismo numa usina fotovoltaica. Mas tenho que falar que nós da empresa temos um excelente relacionamento com o MTur desde que este governo assumiu”, afirmou, citando boas parcerias e alianças com a Pasta. “Temos acompanhado o ministro Gilson, como na agenda da Espanha, e vimos ele defendendo as bandeiras do Brasil lá. É uma honra para o brasileiro ter um ministro como você, que não está casado com nada e que defende o que é melhor para o seu país”, declarou Vaquer.
Por Rafael Brais
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo