Notícias
G20 TURISMO
Em mais um fórum do G20 Turismo, autoridades de diversos países debatem cooperação público-privada no setor
Fórum organizado pelo WTTC reuniu representantes do G20 Turismo em Belém (PA). Crédito: Bruno Carachesti/MTur
Durante o segundo dia do G20 Turismo, em Belém (PA), diversos debates foram realizados com autoridades de diferentes países. Um deles foi o Fórum WTTC - Diálogo entre Setores Público e Privado sobre Turismo, que reuniu membros de importantes empresas globais e personalidades de vários locais do mundo. Representando o Ministério do Turismo, o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos, Carlos Henrique Sobral, participou das discussões.
Durante o evento, promovido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), o secretário Carlos Henrique Sobral enfatizou a importância da colaboração entre governo e empresas privadas para o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil. Sobral destacou que “um país que não olha para a sustentabilidade é um país que olha para o atraso”, reforçando a necessidade de iniciativas alinhadas à temática.
O fórum teve como foco as prioridades do setor, com destaque para temas como desenvolvimento sustentável, inclusão social, educação e o turismo de base comunitária. A presidente do WTTC, Julia Simpson, elogiou declaração do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que classificou o turismo como uma força transformadora, dentro do contexto do G20, e ressaltou o acelerado crescimento do setor.
Outros pontos discutidos envolveram prioridades a exemplo da geração de empregos e a inclusão de jovens no mercado de trabalho a partir de ações de qualificação. O secretário Carlos Henrique Sobral, do MTur, apontou, ainda, a concessão de parques brasileiros, um exemplo de sucesso de parceria público-privada.
O fórum evidenciou a importância do turismo acessível e sustentável, indicando que o crescimento do ramo deve ser acompanhado de políticas que valorizem comunidades locais e promovam o turismo de base comunitária. A mensagem central do encontro foi clara: o futuro do turismo exige o compromisso conjunto dos setores público e privado pela criação de um ambiente mais inclusivo e sustentável.
PROGRAMAÇÃO - A agenda do G20 Turismo, iniciado na última quinta-feira (19.09) em Belém (PA), inclui diversos painéis paralelos e debates. Neste sábado (21.09), terceiro dia do evento, haverá a reunião ministerial do grupo, com a participação de líderes do setor de vários países, além de encontros bilaterais sobre parcerias estratégicas.
A reunião de ministros apontará a necessidade de diálogo entre os segmentos público e privado, explorando soluções inovadoras para o desenvolvimento de um turismo responsável e sustentável na Amazônia, nos seus arredores e em todo o mundo.
Por Cacau Bispo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo