Notícias
AGENDA
Em evento, ministra em exercício destaca a participação do Turismo no combate à intolerância religiosa
Andre Zimmerer
Em evento alusivo ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado nesta terça-feira (21/01), a ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes, destacou a importância do turismo na promoção do respeito e na luta contra a discriminação religiosa no Brasil. A declaração foi feita durante a abertura da roda de conversa “O Papel da Religião para a Promoção da Paz: Construindo Pontes e Entendimentos Mútuos”, organizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB). A iniciativa tem como objetivo principal a elaboração de declarações e propostas que sirvam como base para políticas públicas e ações voltadas à promoção da liberdade religiosa e à construção de uma cultura de paz.
“A gente consegue combater, sim, a intolerância, quando a gente vê, quando a gente conhece, quando a gente sente. Quando temos pessoas próximas que sofrem racismo, precisamos nos aliar a elas também. Nós somos todos, aqui, atores de conhecimento, de promoção e de reverberação. Quero colocar o Ministério do Turismo como um parceiro, um braço, um aliado no combate e também na promoção da diversidade e inclusão”, ressaltou a ministra do Turismo em exercício.
Ainda durante sua fala, Ana Carla reforçou o compromisso do Ministério do Turismo com a diversidade e a inclusão, destacando o papel transformador do setor no desenvolvimento social e na valorização das pluralidades religiosas e culturais que formam o Brasil. “Promovemos rotas, experiências, produtos, e nada é mais significativo do que promover espaços de diálogo. Precisamos que turistas de todo o mundo, mas especialmente brasileiros, conheçam suas crenças e ancestralidades”, concluiu.
A ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, também enfatizou a importância do turismo na construção de um país que respeita as religiões e promove a paz.
“Esses diálogos com o setor do Turismo são essenciais para tratarmos da laicidade do Estado e do respeito às diferentes religiões e crenças. O Brasil quer ser um país laico, plural, que acolha a todos com o mesmo respeito. Precisamos construir essa ambiência, inclusive nas relações, para estarmos aptos a receber pessoas de diferentes partes do mundo”, afirmou.
Entre as ações do governo federal voltadas à promoção da igualdade racial, destaca-se o programa Rotas Negras, formado por representantes dos ministérios do Turismo, da Igualdade Racial e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além de outros órgãos federais. O projeto promove a valorização da cultura e religião das comunidades afrodescendentes e reforça o compromisso no combate ao preconceito. Além disso, o Ministério do Turismo tem trabalhado o afroturismo no escopo do Projeto Experiências do Brasil Original, que amplia e diversifica a oferta turística brasileira por meio da formatação de experiências memoráveis e transformadoras, ofertadas por povos tradicionais em seus territórios de origem.
EVENTO – A roda de conversa “O Papel da Religião para a Promoção da Paz: Construindo Pontes e Entendimentos Mútuos” acontece entre hoje (21/01) e amanhã (22/01) no campus Asa Norte do Instituto Federal de Brasília (IFB), em Brasília (DF). A programação inclui palestras, painéis temáticos com líderes religiosos, apresentações culturais e Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis pela construção da declaração final.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo