Notícias
INTERNACIONAL
Em encontro do IBAS, ministro do Turismo destaca potencial do Brasil e pede cooperação entre países
Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participou de encontro de ministros do IBAS. Crédito: Ascom/MTur
O ministro Gilson Machado Neto destacou o potencial turístico do Brasil durante sua participação, nesta quinta-feira (12.08), na reunião dos ministros do Turismo do Fórum de Diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul (IBAS). O encontro, por videoconferência, faz parte das ações do Grupo, que tem o objetivo de se constituir como um mecanismo de coordenação e colaboração entre os três países emergentes.
Durante o evento, Machado Neto destacou a honra de participar de um evento com parceiros tão importantes para o fortalecimento do turismo. O ministro lembrou ainda das perdas causadas pela pandemia de coronavírus e como o setor tem demonstrado sinais fortes de recuperação no país.
"É chegada a hora da virada e já começamos a experimentar o seu retorno no Brasil. Isso só está sendo possível com o avanço da vacinação, com cerca de 185 milhões de doses distribuídas e expectativa de vacinar toda a população ativa até setembro com pelo menos uma dose. Portanto, vemos, dia após dia, a volta de nossas atividades, trazendo já resultados positivos para a nossa economia”, declarou.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou que a retomada poderá ser ainda mais exitosa graças à troca de experiências entre os países dentro do acordo de cooperação Brasil, Índia e África do Sul. “Temos um enorme potencial para a ampliação do fluxo turístico entre os três países”, relatou.
Dos 26,7 milhões de turistas que a Índia emite anualmente, apenas 16 mil vieram ao Brasil em 2019. Isso representa menos de meio por cento desses viajantes. Já sobre os brasileiros, 11 milhões que viajam para o exterior todos os anos, apenas 26 mil escolheram a Índia como destino.
“Então temos uma missão de identificar formas de ampliar esse número e não tenho dúvida de que isso passa pelo aumento da promoção dos nossos destinos”, afirmou o ministro. “E, para isso, a recente transformação da Embratur em Agência de Promoção Internacional dará agilidade ao processo e garantirá os recursos necessários para que possamos fazer frente a destinos concorrentes do nosso país, como o México”, pontuou o ministro.
Machado Neto salientou também que o Brasil está preparado para receber visitantes internacionais, em virtude de ações implementadas pelo governo federal, por meio do MTur, como investimentos em obras de infraestrutura, criação do Selo Turismo Responsável e capacitação de trabalhadores do setor. “Também temos tido uma atenção especial ao nosso patrimônio, com a recuperação de obras que contam a história do nosso país por meio do Iphan, com 59 obras em execução que somam milhares de dólares”, informou.
“O momento ainda é de desafios, mas seguimos olhando para frente de olho nas oportunidades e sabendo que o turismo reúne todas as condições para liderar a recuperação econômica de nossos países”, disse.
O ministro também destacou o potencial do Brasil, especialmente no segmento de turismo de natureza, um diferencial importante para a retomada. “Somos a única nação do mundo com seis biomas e 66% do nosso território preservado igual a quando Jesus chegou à Terra. Sabemos que é isso que o turista irá procurar no retorno das atividades”, explicou.
“Por isso, usamos esse momento para preparar nossos destinos com foco em impulsionar a atividade pós-pandemia e fazer com que alcancemos todo o nosso potencial, permitindo que o turismo siga contribuindo para a geração de emprego, renda e inclusão social da nossa população”, completou o ministro do Turismo do Brasil.
IBAS - O Fórum de Diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) foi fundado em Brasília, em 2003, com o objetivo de se constituir em um mecanismo de coordenação entre os três países emergentes, que comungam a característica de serem democracias multiétnicas e multiculturais.
A principal missão do IBAS é contribuir para a construção de uma nova arquitetura internacional, unindo vozes em temas globais e aprofundando seu relacionamento mútuo em diferentes áreas.
Na última terça-feira (10.08), o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, representou o Brasil na Reunião de Altos Funcionários de Turismo, do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS). O encontro virtual teve como objetivo compartilhar as medidas que estão sendo tomadas para a recuperação do setor de turismo nos três países.
Na reunião, Índia, Brasil e África do Sul se comprometeram a criar medidas que facilitem o fluxo de turistas entre os países de acordo com a lei de cada nação como forma de desenvolver o turismo no âmbito do IBAS.
Por Rafael Brais
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo