Notícias
NOVO FUNGETUR
Crédito: acesso de empreendedores aos recursos federais foi tema de painel no Núcleo do Conhecimento
Debate no Salão do Turismo abordou o apoio do MTur a empreendedores turísticos. Crédito: Divulgação MTur
O turismo não avança sem um forte apoio a quem empreende no setor. Essa diretriz foi tema de mais um importante debate no Salão do Turismo deste sábado (10/8). O painel “Fungetur e Atração de Investimentos – Crédito e Outras Soluções de Recursos para Empreendedores do Setor”, realizado no Núcleo do Conhecimento, recebeu especialistas que destacaram as principais etapas para o acesso a recursos federais.
O diálogo esclareceu dúvidas e buscou incentivar pequenos e médios empreendedores do turismo na busca do crédito.
“O Novo Fungetur tem um orçamento próprio para financiamento de empresas do turismo. É um programa importante, que vem desenvolvendo muitos empreendedores. O programa cadastra agentes financeiros e disponibiliza parceiros em todo o Brasil. O setor do turismo fatura cerca de 8% do PIB e gera 214 mil empregos diretos e indiretos. Financiar e apoiar esse setor é uma ação que alavanca o turismo”, explicou Elisabete Brito, coordenadora de Facilitação de Crédito e Microcrédito do Ministério do Turismo.
O Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) é voltado preferencialmente a micro, pequenas e médias empresas. É operado por agentes financeiros credenciados em todo o país, sendo um instrumento de financiamento que visa ofertar recursos para empreendimentos turísticos considerados de interesse ao desenvolvimento do setor no Brasil.
“Além do Fungetur, temos outras ações de apoio aos empreendedores na Coordenação Geral de Investimentos. Disponibilizamos o Portal de Investimento, uma plataforma com dados e projetos de empreendedores. Funciona assim: os empreendedores podem cadastrar seus projetos, e eles ficam disponíveis para possíveis investidores”, explicou Regina Motta, coordenadora de Articulação com Investidores do Ministério do Turismo.
Outra ação de incentivo do MTur, para apoiar empreendedores, é a qualificação. A coordenadora informou que a pasta elabora um manual sobre como escrever projetos, de forma a atrair mais investimentos. "Não basta só ter uma boa ideia. É preciso saber formatar o projeto, captar e concretizar”, esclareceu Regina.
O fundo permite acessar até R$ 15 milhões por linha de financiamento. Podem ser beneficiados meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, bem como todos os empresários registrados no Cadastur.
“Somos especialistas em atuar em parques. Temos um case de sucesso em Foz do Iguaçu, que é o Marco das Três Fronteiras, que só foi possível graças ao financiamento do Fungetur. O equipamento recebeu R$ 25 milhões de investimento no total e recebe 500 mil visitantes por ano. Hoje, já estamos buscando ampliar esse projeto e vamos tentar um novo financiamento. É fundamental ter esse tipo de fundo para viabilizar esses projetos”, destacou Camila Martins, gerente de Marketing do Grupo Cataratas.
FUNGETUR – O Fungetur é uma linha de crédito que se estrutura em política de financiamento, cujas operações são realizadas por intermédio de agentes financeiros credenciados pelo Ministério do Turismo. As linhas do fundo abrangem financiamentos para obras de infraestrutura, bens e serviços e capital de giro. Para acessar o Fundo, basta procurar uma das instituições financeiras habilitadas, às quais cabe analisar os pedidos e liberar os recursos.
CADASTUR – Outra regra obrigatória para ter acesso ao fundo é estar no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do MTur. O Cadastur é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico e é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo-MEI (microempreendedor individual). Para mais informações, acesse o site cadastur.turismo.gov.br.
SOBRE O EVENTO – A 8ª edição do Salão do Turismo é realizada pelo Ministério do Turismo e acontece no Riocentro (RJ), entre os dias 8 e 11 de agosto.
O evento conta com as parcerias do Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae Nacional, Sesc, Senac, Governo do Estado do Rio de Janeiro (via Secretaria de Estado de Turismo) e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (via Secretaria Municipal do Rio de Janeiro).
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo