Notícias
PESQUISA
Cidades goianas respondem por 3,7% das viagens no país em 2021
Crédito: Ministério do Turismo
O estado de Goiás está entre os mais procurados pelos turistas brasileiros em 2021. Foi o que apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Turismo, realizada pelo Ministério do Turismo e o IBGE. Segundo o levantamento, 3,7% das viagens feitas no país tiveram como destino as cidades goianas. O estado também aparece entre os principais no ranking dos locais onde houve maior gasto em viagens com pernoites, totalizando R$ 343 milhões arrecadados no período.
Um dos principais destinos de turistas nacionais e internacionais, o estado de Goiás guarda grandes tesouros turísticos em suas cidades. A capital goiana presenteia moradores e visitantes com 32 parques e bosques, o que amplia a qualidade de vida da população. Localizada na Região Centro-Oeste, Goiânia está rodeada por vegetação típica do Cerrado e convida turistas aventureiros a praticarem esportes radicais ou conhecerem os encantos dessa vegetação.
O conjunto urbano da capital foi tombado pelo Iphan em 2003 e preserva edificações e monumentos, como a Torre do Relógio, a Praça Cívica, o Palácio das Esmeraldas e a Igreja de Nossa Senhora das Graças. A cidade também possui centros culturais, bibliotecas, teatros e sete museus com temas históricos, ambientais, sociais, tecnológicos, regionais e artísticos.
Outro destino no estado é a cidade de Caldas Novas. Se você gosta de água quentinha, lá é o lugar. Localizada a 170 km de Goiânia, o destino é conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo. A água, que brota naturalmente em temperaturas de mais de 35ºC, é um convite para relaxar. A cidade oferece parques aquáticos e diversos hotéis e pousadas. Além dos parques aquáticos, Caldas Novas tem o Casarão dos Gonzaga, considerada a primeira casa da cidade e que hoje é um espaço para vendas de artesãos. Para quem ainda pretende conhecer um pouco mais da cidade, vá à praça central, onde os visitantes podem encontrar a igreja Matriz, além de bares e restaurantes.
Para quem gosta de fazer caminhadas para conhecer cavernas, grutas e admirar as belezas naturais do estado, a cidade de Vila Propício é o destino. Localizada a 188 km de Goiânia, a cidade é conhecida por ter o segundo maior complexo de cavernas do Centro-Oeste, com mais de 50 cavernas e grutas que atraem turistas do Brasil e do mundo. O visitante tem a oportunidade ainda de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, os principais responsáveis pela sua conservação. O turismo ecológico no estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco e carro, pernoites em hotéis e passeios pela floresta.
Se história é o seu interesse, a Cidade de Goiás ou Goiás Velho deve ser considerada. Berço da cultura goiana, o destino fica a 142 km da capital e é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, desde 2001. Os museus e o centro histórico são puro charme, com destaque para a casa da poetisa Cora Coralina, situada às margens do Rio Vermelho. Ao lado, o Instituto Biapó oferta exposições de artes rotativas. Também, não deixe de visitar a Cruz do Anhanguera, marco inicial da entrada dos Bandeirantes em território goiano.
E como não falar de Corumbá de Goiás. O contato com a natureza é o seu ponto forte. A 113 km de Goiânia, tem como principal atração o Salto do Corumbá, uma queda d’água com 50 metros de altura. Mas, Corumbá também é um atrativo para quem gosta de história. A cidade, que fez parte do ciclo do ouro goiano, conta com um conjunto arquitetônico do século18.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo