Notícias
Ceilândia sedia o Maior São João do Cerrado
Os maiores nomes da música sertaneja, popular e do forró estarão no Maior São João do Cerrado, em Ceilândia, de 28 a 30 de agosto. A festa “junina” que há nove anos atrai moradores de Brasília e do entorno, deve movimentar R 8 milhões na economia do Distrito Federal, segundo os organizadores.
Cerca de 60 barraquinhas com pratos típicos da gastronomia nordestina, danças de quadrilha e um balé folclórico dividem espaço com artistas como Luan Santana, Elba Ramalho, Israel Novaes e Banda Calypso. As casinhas de fachadas coloridas da Vila Borborema, na entrada principal, homenageiam Campina Grande (PB), onde acontece o “Maior São João do Mundo”.
A auxiliar administrativa Francisca Lima está se preparando para seu quinto São João do Cerrado. “É forró com sanfoneiro mesmo”, diz a cearense de Ubajara, enumerando seus atrativos preferidos na festa, além do arroz de leite com carne de sol e as danças de quadrilha.
Assim como muitos dos frequentadores do evento, Francisca é motivada pelas lembranças do Nordeste, de onde saiu com quatro anos de idade para acompanhar o pai que chegou para trabalhar em Brasília em 1972. Foi morar em Ceilândia, cidade que frequenta até hoje.
Ceilândia é a cidade mais populosa do Distrito Federal - e tem a maioria de sua população formada por nordestinos que chegaram em Brasília nos anos 60 e 70. No dia a dia e na feira da cidade eles mantêm viva a cultura do folclore, do forró Pé de Serra e das comidas típicas como tapioca, buchada de bode, cuscuz de milho, carne-de-sol e queijo coalho.
Cerca de 60 mil pessoas devem visitar por dia o Maior São João do Cerrado, montado em uma megaestrutura de 60 mil metros quadrados.