Notícias
DIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Brasil avança nas trilhas de longo curso, conectando paisagens do país
A RedeTrilhas é identificada pelo símbolo de pegadas pretas e amarelas. Crédito: Trilha Transmantiqueira
Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Meio Ambiente, em 5 de junho, o Ministério do Turismo destaca os avanços alcançados pela Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade. A RedeTrilhas, criada em 2018 por meio de portaria conjunta entre os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem o objetivo de conectar paisagens e ecossistemas brasileiros para promover a estruturação e a ampla visibilidade da oferta turística de natureza no país.
Atualmente, 120 trilhas localizadas em 390 Unidades de Conservação (UC) do Brasil fazem parte da Associação Rede Brasileira de Trilhas, entidade civil sem fins lucrativos que se dedica a implementar, manter e apoiar a gestão das trilhas brasileiras. Duas delas, a Transcarioca, no Rio de Janeiro, e a Cora Coralina, em Goiás, aderiram à RedeTrilhas, atendendo aos critérios estabelecidos pela portaria conjunta nº 500/2020 que regulamenta a inclusão dos percursos na iniciativa do governo federal.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que atrativos em meio à natureza serão cada vez mais procurados pelos turistas, por serem ambientes abertos e longe de aglomerações. “No cenário pós-pandemia, as pessoas vão cada vez mais em busca de destinos de natureza para se reconectarem com o meio ambiente e pela segurança que esses locais proporcionam. É um segmento de extremo potencial. Não há nada como o nosso país para o ecoturismo. Temos seis biomas incríveis que precisam ser valorizados e conhecidos pelos brasileiros e por turistas internacionais”, ressaltou o ministro.
ADESÃO - As propostas de adesão de trilhas de longo curso à RedeTrilhas devem ser apresentadas ao Ministério do Meio Ambiente em meio físico ou enviadas para o e-mail redetrilhas@mma.gov.br. Elas podem ser encaminhadas por órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados, e devem atender a critérios como garantir estrutura em diversos trechos, tanto para ciclistas quanto para caminhantes, bem como possuir um sistema de sinalização específico, visando à orientação segura dos visitantes nos trajetos. Além disso, a trilha passa por uma análise preliminar para identificação da conectividade de paisagens e de instâncias de governança, apresentação de mapa com traçado dos percursos, incluindo áreas de interesse ambiental e descrição da importância da trilha.
REDETRILHAS - A RedeTrilhas tem por objetivos ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, de modo a estimular o turismo em áreas naturais, gerar emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos se desenvolvem e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade. Além disso, busca conferir maior significado aos parques nacionais a partir da criação de rotas turísticas integradas que fortalecem a conexão entre as mais diversas paisagens do Brasil.
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, pontua que as trilhas são de extrema importância para o desenvolvimento econômico de toda a região onde estão localizadas. “Muitas vezes são necessários alguns dias para realizar as trilhas e isso movimenta toda a cadeia produtiva da região, como hospedagens, comércio, bares e restaurantes, além de ser uma oportunidade para conhecer outros atrativos turísticos das cidades próximas”, comenta França.
TRILHAS SINALIZADAS - Segundo a Associação Rede Brasileira de Trilhas, até agora, 5.500 quilômetros já foram sinalizados com a identidade visual da Rede, as pegadas pretas e amarelas.
Entre os percursos já sinalizados, estão o Caminho da Serra do Mar (RJ), a Transcarioca (RJ), a Transmantiqueira (RJ/MG/SP), a Rota Darwin (RJ-PE), a Rota Guarumã (PA) e o Caminho das Araucárias (RS/SC), que integram o corredor Litorâneo; o Caminho de Cora Coralina (GO), os Caminhos do Planalto Central, o Caminho dos Veadeiros e o Caminho da Floresta Nacional de Brasília, que fazem parte do Caminhos dos Goyases; a Trilha Chico Mendes (AC); a Rota dos Pioneiros (PR) e a Transespinhaço (MG).
Por Vanessa Castro
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo