Notícias
CONECTIVIDADE
Belém tem reforço no sinal de internet para a COP30
Foto: Getty Images
A conectividade de internet para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), ganhou um importante reforço de novas de antenas 4G e 5G em 15 pontos considerados prioritários. A ação, que integra os esforços previstos no Protocolo de Intenções firmado entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério das Comunicações (MCom), une os governos Federal e Estadual e empresas privadas do setor de telecomunicações de forma estratégica para ampliar o acesso a rede de Wi-Fi gratuito em pontos de Belém e região metropolitana, para melhorar a experiência dos visitantes do evento internacional.
“A união de esforços para ampliar a conectividade de internet durante a COP está sendo fundamental para que possamos oferecer uma experiência de alta qualidade, não só para os visitantes, mas para a população. A iniciativa reforça o Brasil e Belém como destinos mais competitivos e acessíveis”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.
As antenas estão distribuídas em locais importantes da capital paraense e de grande fluxo, como o Parque da Cidade (Green e Blue Zones, locais que irão receber os principais encontros de líderes mundiais), Porto Futuro, Mangueirão, Aeroporto Internacional de Belém, Vila COP, Estação das Docas e terminal do Outeiro.
O objetivo desse trabalho é garantir a ampliação da infraestrutura de telecomunicações na capital paraense, com o objetivo de assegurar um padrão de qualidade compatível com a magnitude do evento e com os desafios impostos pela elevada demanda por conectividade.
Dos 15 pontos prioritários, 14 terão antenas com caráter permanente, beneficiando diretamente a infraestrutura urbana e os serviços públicos, deixando um legado de novas antenas 4G e 5G aos bairros de Belém após a COP30. A única exceção é o Terminal do Outeiro, cuja estrutura terá caráter temporário para atendimento específico às embarcações durante a conferência.
Além disso, estrangeiros que vierem ao Brasil a lazer ou para participar de negócios ou eventos, incluindo a COP 30, poderão comprar chip de internet pré-paga das principais operadoras de telecomunicações sem precisarem possuir o cadastro de pessoa física (CPF) emitido no Brasil. Passaportes e documentos estrangeiros serão aceitos para a compra, a ser realizada nas principais lojas das operadoras nos destinos.
Conheça o Brasil: Conectado: Em 2024, o Ministério do Turismo lançou o programa "Conheça o Brasil: Conectado. A iniciativa visa desenvolver ações específicas para melhorar a conectividade de internet e a disponibilização de Wi-Fi gratuito em destinos turísticos brasileiros. A ação é considerada essencial para manter a competitividade, atrair novos públicos, melhorar ainda mais a qualidade da experiência de turistas e visitantes e posicionar o Brasil como um destino inteligente.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo