Notícias
Bahia tem novo mapa turístico
Salvador (BA). Foto: banco de imagens
O mapa do turismo da Bahia mudou. O estado reduziu de 154 para 117 o número de municípios participantes de suas 13 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.
Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.
“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.
Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.
SOBRE O MAPA - O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.
CATEGORIZAÇÃO DO NOVO MAPA DO TURISMO – Os 117 municípios da Bahia presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.
Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.
Confira como ficou a categorização do mapa do turismo da Bahia:
|
CATEGORIA |
2013 |
2016 |
DIFERENÇA |
|
A |
4 |
4 |
0 |
|
B |
15 |
15 |
0 |
|
C |
31 |
27 |
-4 |
|
D |
87 |
59 |
-28 |
|
E |
17 |
12 |
-5 |
|
TOTAL |
154 |
117 |
-37 |
Abaixo a lista das regiões e municípios que compõem o mapa do estado
|
REGIÃO TURÍSTICA |
MUNICÍPIO |
|
Baía de Todos os Santos |
Cachoeira |
|
Candeias |
|
|
Itaparica |
|
|
Jaguaripe |
|
|
Madre de Deus |
|
|
Maragogipe |
|
|
Nazaré |
|
|
Salinas da Margarida |
|
|
Salvador |
|
|
Santo Amaro |
|
|
São Félix |
|
|
São Francisco do Conde |
|
|
Saubara |
|
|
Vera Cruz |
|
|
Caminhos do Jiquiriçá |
Amargosa |
|
Itatim |
|
|
Mutuípe |
|
|
Caminhos do Oeste |
Barra |
|
Barreiras |
|
|
Bom Jesus da Lapa |
|
|
Correntina |
|
|
Ibotirama |
|
|
Luís Eduardo Magalhães |
|
|
Riachão das Neves |
|
|
Santa Rita de Cássia |
|
|
São Desidério |
|
|
Caminhos do Sertão |
Araci |
|
Banzaê |
|
|
Canudos |
|
|
Feira de Santana |
|
|
Itapicuru |
|
|
Jeremoabo |
|
|
Monte Santo |
|
|
Ribeira do Pombal |
|
|
Santa Bárbara |
|
|
Serrinha |
|
|
Tucano |
|
|
Uauá |
|
|
Caminhos do Sudoeste |
Ibicuí |
|
Iguaí |
|
|
Nova Canaã |
|
|
Poções |
|
|
Vitória da Conquista |
|
|
Chapada Diamantina |
Abaíra |
|
Andaraí |
|
|
Andorinha |
|
|
Barra da Estiva |
|
|
Barra do Mendes |
|
|
Brotas de Macaúbas |
|
|
Caém |
|
|
Campo Formoso |
|
|
Central |
|
|
Ibicoara |
|
|
Ipupiara |
|
|
Iraquara |
|
|
Itaeté |
|
|
Jacobina |
|
|
Jaguarari |
|
|
Lençóis |
|
|
Livramento de Nossa Senhora |
|
|
Miguel Calmon |
|
|
Mirangaba |
|
|
Morro do Chapéu |
|
|
Mucugê |
|
|
Nova Redenção |
|
|
Ourolândia |
|
|
Palmeiras |
|
|
Piatã |
|
|
Pindobaçu |
|
|
Piritiba |
|
|
Rio de Contas |
|
|
Saúde |
|
|
Seabra |
|
|
Senhor do Bonfim |
|
|
Uibaí |
|
|
Wagner |
|
|
Xique-Xique |
|
|
Costa das Baleias |
Alcobaça |
|
Caravelas |
|
|
Itamaraju |
|
|
Mucuri |
|
|
Nova Viçosa |
|
|
Prado |
|
|
Teixeira de Freitas |
|
|
Costa do Cacau |
Canavieiras |
|
Ilhéus |
|
|
Itabuna |
|
|
Itacaré |
|
|
Santa Luzia |
|
|
Una |
|
|
Uruçuca |
|
|
Costa do Dendê |
Cairu |
|
Camamu |
|
|
Igrapiúna |
|
|
Ituberá |
|
|
Maraú |
|
|
Nilo Peçanha |
|
|
Taperoá |
|
|
Valença |
|
|
Costa do Descobrimento |
Eunápolis |
|
Porto Seguro |
|
|
Santa Cruz Cabrália |
|
|
Costa dos Coqueiros |
Camaçari |
|
Conde |
|
|
Entre Rios |
|
|
Esplanada |
|
|
Lauro de Freitas |
|
|
Mata de São João |
|
|
Lagos e Canyons do São Francisco |
Glória |
|
Paulo Afonso |
|
|
Rodelas |
|
|
Santa Brígida |
|
|
Vale do São Francisco |
Casa Nova |
|
Curaçá |
|
|
Juazeiro |
|
|
Sento Sé |
|
|
Sobradinho |
BOA PRÁTICA –
O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar a gestão no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.