Notícias
ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Após três dias, Ministério do Turismo finaliza visitas técnicas no Pará
Comitiva do MTur visita região do baixo Tapajós (PA). Crédito: Laís Teixeira/Setur-PA
Conhecer as potencialidades e os principais gargalos para o desenvolvimento do turismo no Baixo Tapajós, no Pará. Esse foi o objetivo da comitiva do Minis tério do Turismo, que esteve durante três dias na região. Foram realizadas visitas e reuniões técnicas nos municípios paraenses de Santarém e Belterra . A Floresta Encantada, o futuro Museu de Ciências da Amazônia ( MuCA ) e a Floresta Nacional do Tapajós foram alguns dos atrativos visitados pela equipe.
Também participaram da agenda representantes dos ministérios da Economia; da Ciência e Tecnologia; da Mulher, Família e dos Direitos Humanos; Embratur ; Secretaria Especial da Cultura ; BNDES ; e ICMBio .
Após uma série de reuniões, realizadas no primeiro dia, os técnicos conheceram in loco o potencial da Floresta Nacional do Tapajós, localizada no município de Belterra . O local possui 23 comunidades e 3 aldeias que vivem do turismo de base comunitária e da confecção de artesanatos e produtos para venda à multinacionais. A região recebe anualmente, em média, cerca de 40 mil visitantes que procuram o local para turismo , pesquisas ou passeios escolares.
Equipes de diversos órgãos estiveram no Pará para conhecer as potencialidades da região. Crédito: Laís Teixeira/Setur-PA
Outro ponto visitado, foi a sede do futuro Museu de Ciências da Amazônia, o MuCA . A unidade em construção abrigará um acervo de plantas das duas maiores florestas produtivas do estado do Pará: a Flo n a do Tapajós e a Reserva Extrativista do Arapiouns . A expectativa é de que o local atraia empresas, biocosméticos e movimente a economia da região, servindo de apoio laboratorial para a indústria.
A equipe percorreu também o Rio Tapajós de barco e passou pela Floresta Encantada, um dos principais produtos turísticos de Alter do Chão. A unidade fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) e possui as mais diversas espécies animais e vegetais do estado do Pará. Os técnicos ainda conheceram a famosa culinária paraense, um dos grandes atrativos do estado.
Com o fim das visitas, os técnicos produzirão um relatório contendo o que foi captado durante as visitas, objetivando a potencialização do turismo no Baixo Tapajós. Atualmente, cerca de 1 milhão de turistas visitam o Par á por ano. Eles movimentam cerca de R$ 720 milhões no estado, gerando emprego e renda para a população.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo