Notícias
Internacional
26ª Assembleia Geral da ONU Turismo termina com aprovação da Declaração de Riade
Foto: Lívia Nascimento/MTur
Após dois dias de debates, terminou nesta segunda-feira (10.11), em Riade, na Arábia Saudita, a 26ª edição da Assembleia Geral da ONU Turismo. Representando o Brasil, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, marcou presença na mesa diretora como presidente do Conselho Executivo da entidade, representando o ministro Celso Sabino.
O evento contou com a presença de representantes de 160 delegações e permitiu o fortalecimento de parcerias e a troca de experiências bem-sucedidas entre os países. O destaque foi a aprovação da Declaração de Riade, que orienta para o aproveitamento das oportunidades de sistemas de Inteligência Artificial (IA) seguros, protegidos e confiáveis para o desenvolvimento sustentável. O assunto foi tema, inclusive, de uma conferência a manhã desta segunda-feira (10/11).
"Não tenho dúvida de que vivemos um momento de transformação sem precedentes em razão do avanço da Inteligência Artificial, e a inclusão desse tema no documento da Assembleia mostra que o turismo está atento a essa nova realidade e irá se preparar para acompanhar as mudanças que virão com a IA. Estamos muito animados para o que está por vir e como nosso setor poderá ser beneficiado", comentou Ana Carla Lopes.
O último dia da Assembleia foi marcado, ainda, pela eleição de Nancy Karina Bonifazi, da Guatemala, para a cadeira do Conselho de Ética da ONU Turismo, representando a região das Américas, e pela aprovação de um escritório regional em Xangai, fortalecendo a presença da entidade na Ásia e Pacífico. A região já conta com uma unidade regional no Japão.
Também foram confirmados os países-sede do Dia Mundial do Turismo nos anos de 2026 (El Salvador) e 2027 (Cabo Verde). Foi celebrada ainda a adesão de Seicheles e Ucrânia ao Código Internacional de Proteção ao Turista, que tem como objetivo proteger os turistas em situações de emergência e garantir seus direitos como consumidores. O Brasil é signatário do código desde 2023.
"Eventos desta magnitude reforçam o multilateralismo do Brasil e nosso interesse em formar parcerias de longo prazo para fortalecer nossa atividade e permitir que o turismo possa contribuir cada vez mais com a geração de emprego e renda para nossa população. Estamos falando de mudar a realidade de milhões e milhões de pessoas ao redor do mundo", concluiu a secretária-executiva.
ACORDO COM CAMBOJA: Pela manhã, Ana Carla Lopes assinou um memorando de entendimento com o Camboja, representado pelo ministro do Turismo, Huot Hak. A ideia é fortalecer ações em parceria para qualificação profissional, promoção dos países e troca de boas práticas no turismo.
Por Lívia Nascimento
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo