Cursos Ofertados
ESCOLA NACIONAL DO TURISMO - PARÁ
O setor de turismo do Pará está preparando a cidade de Belém para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, cujo evento será debatido temas em relação a: Importância da região amazônica; Desenvolvimento sustentável; Engajamento da sociedade civil brasileira e das comunidades locais, abordando questões de direitos humanos e incluindo a proteção dos direitos da população indígena e ribeirinha; Redução de emissão de gases de efeito estufa; e o Impacto das mudanças climáticas.
Para impulsionar o setor desta região para a COP-30, o Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), está oferecendo uma série de cursos gratuitos através da "Escola Nacional do Turismo". Esta iniciativa visa qualificar profissionais para atender à demanda crescente durante este evento internacional de grande porte e qualificar o trade turístico em Belém, sua região metropolitana e outros munícipios.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online através do formulário disponível no site IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br/cursos-de-extensao-escola-nacional-de-turismo
Serão oferecidas 4.760 vagas, distribuídas entre os seguintes campi:
- 160 vagas no IFPA campus Bragança;
- 1.200 vagas no IFPA campus Vigia;
- 1.960 vagas no campus Belém;
- 1.440 vagas no campus Santarém.
As inscrições, matrículas e cursos serão gerenciados pelos campi mencionados acima, sob a coordenação da Escola Nacional de Turismo. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, desde que os requisitos sejam atendidos. O mesmo critério se aplica à lista de espera. Podem se inscrever maiores de 18 anos com ensino fundamental completo.
Serão oferecidos 7 ciclos de cursos, com inscrições nas seguintes datas:
- 1º Ciclo: 14 a 20 de outubro de 2024;
- 2º Ciclo: 26 de novembro a 03 de dezembro de 2024;
- 3º Ciclo: 12 de fevereiro a 15 de fevereiro de 2025;
- 4º Ciclo: 14 de abril a 17 de abril de 2025.
Os cursos terão duração de aproximadamente 2 meses. Cada estudante com participação ativa e frequência regular receberá uma bolsa de R$ 200,00, além do material didático necessário.



