
Oficina “Promoção e Consolidação do Afroturismo no Brasil”
Em 31 de agosto de 2023, Dia Internacional das Pessoas Afrodescendentes, foi realizada em Brasília (DF) oficina para a Promoção e Consolidação do Afroturismo no Brasil, resultado de esforços conjuntos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério do Turismo (MTur), Ministério da Igualdade Racial (MIR) e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
O encontro, que contou com a participação de representantes de secretarias turismo de todas as regiões do Brasil, além de agências e operadores de turismo que atuam no território nacional, teve como objetivo central promover o debate sobre como o turismo pode ser um veículo de desenvolvimento social e econômico sustentável de comunidades negras do Brasil, tanto em áreas urbanas como rurais.
No relatório são apresentados os principais aspectos debatidos e encaminhamentos decorrentes do Encontro de Promoção e Consolidação do Afroturismo no Brasil:
Seminário "Afroturismo e a luta contra a discriminação racial" - 21 de março de 2025
Em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o Ministério do Turismo realizou, em 21 de março de 2025, o Seminário de Afroturismo, no auditório da Pasta em Brasília-DF. O evento reuniu 65 participantes presenciais e alcançou mais de 500 visualizações online.
O seminário teve como objetivo apresentar ações de enfrentamento ao racismo no setor turístico, fortalecer o Afroturismo como política pública intersetorial e valorizar territórios, narrativas e agentes ligados à cultura negra no Brasil.
A iniciativa integra o Programa Rotas Negras (Decreto nº 12.277/2024), que promove o afroturismo como vetor de desenvolvimento sustentável, inclusão social e valorização da cultura afro-brasileira.
O seminário marca um importante passo na construção de políticas públicas mais justas e inclusivas no turismo nacional.
Mapeamento das experiências de Afroturismo no Brasil - Projeto 914BRZ4024 - Edital 01/2024
O Ministério do Turismo e a Unesco lançaram edital que vai subsidiar a a contratação de consultoria especializada (pessoa física) para apoiar o MTur na realização de estudos, levantamentos e sistematização de dados necessários à elaboração de diagnóstico do Afroturismo e das políticas públicas relativas ao turismo voltado à cultura afro-brasileira no país; levantamento das boas práticas de Afroturismo em âmbito nacional e internacional e mapeamento da oferta de experiências e serviços turísticos de Afroturismo disponíveis no mercado turístico brasileiro.
As atividades e seus respectivos produtos serão fundamentais para a avaliação das potencialidades do segmento e para a elaboração de uma estratégia de apoio ao desenvolvimento e à consolidação das atividades de Afroturismo no país.
Vagas disponíveis: 01 (uma) vaga – Promoção do turismo cultural em sítios do patrimônio cultural e natural, da economia criativa e de outras políticas vinculadas ao turismo e ao desenvolvimento sustentável/ Afroturismo.
Qualificação Educacional: É obrigatório que possua nível superior completo em qualquer área do conhecimento.
Data limite para envio do currículo: 25 de junho 2024
Contato: produtos@turismo.gov.br.


